quarta-feira, 15 de julho de 2009

CASOS DE DENGUE EM ARACAJU CAEM 98%.

Entre os meses de janeiro e julho de 2009, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou 211 casos de dengue em Aracaju, o que representa uma queda de 98% em relação ao ano passado. Nesse mesmo período, em 2008, o número de casos confirmados chegou a 10.362.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS, Tânia Santos, o sucesso da batalha contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, deve-se principalmente à união de forças entre diversos órgãos municipais. Todas as ações de prevenção e combate à doença envolvem equipes da saúde, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

No início do ano, empossamos e capacitamos 200 agentes de endemias, que atuaram junto com a Emurb e a Emsurb em 91 ações da força-tarefa. Em seis meses, realizamos mais de 470 mil visitas domiciliares. Acredito que ações como essa, sempre realizadas em equipe, estão sendo fundamentais para o controle da doença em 2009, explica a coordenadora.

Para ela, além do trabalho das equipes da Prefeitura de Aracaju, a mobilização de toda a sociedade também foi muito importante nessa batalha. Nós tivemos uma redução de 20% no número de pequenos criadores, ou seja, latinhas, recipientes plásticos, entre outros, comemora Tânia.

Desafios

No entanto, ela afirma que ainda há obstáculos a ultrapassar. O trabalho de conscientização continuará sendo realizado junto aos moradores, pois 74% dos casos confirmados provêm da falta de cuidados com as lavanderias, ou seja, o perigo está dentro de casa, alerta.

Mas, mesmo com a redução animadora no número de casos de dengue, Tânia garante que o trabalho de combate à proliferação do mosquito não vai parar. Continuaremos atuando nas ruas, pois ainda há outro perigo. Os ovos do mosquito permanecem vivos por até 450 dias. Por isso, o trabalho rotineiro, de orientação à população, continuará da mesma forma, adianta.
Fonte: Fax Aju

Nenhum comentário:

Postar um comentário