segunda-feira, 27 de julho de 2009

HEMOSE ADQUIRE EQUIPAMENTO DE PONTA PARA ANÁLISE DE SANGUE.


A partir de hoje, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) terá mais um equipamento de ponta para a realização das análises do sangue e seus hemocomponentes. A equipe do laboratório de sorologia comemora a aquisição da máquina francesa Qwalys 2 e Diagast. Segundo informações do técnico Valdemir Casa Grande, da empresa fornecedora do equipamento, a máquina é a primeira a ser instalada no Estado e com ela o hemocentro terá mais agilidade e mais eficácia nos resultados dos exames.

“Já temos esse tipo de equipamento implantado nos grandes hemocentros, oferecendo mais agilidade e segurança nas análises realizadas diariamente pelos técnicos e profissionais que trabalham diretamente com o sangue e seus hemoderivados. Antes, as análises eram feitas manualmente”, informou ele.

Para a farmacêutica e bioquímica Anete Alves Gomes, responsável pelo laboratório de análises, essa nova máquina tem como finalidade realizar de imediato a verificação do tipo sanguíneo e a pesquisa de anticorpos irregulares com mais precisão e agilidade. Após a leitura dos exames pela máquina, as informações junto com o resultado das analises serão encaminhadas automaticamente para o banco de dados do Hemose e cada doador terá seu histórico armazenado.

Ainda de acordo com a bioquímica Anete Gomes, a máquina pode fazer a prova direta e a reversa da análise (tipagem), além da finotipagem e outros procedimentos que serão instalados nos próximos dias, de acordo com o acompanhamento dos técnicos nas atividades do dia-a-dia do hemocentro.

“A atenção nos estudos e na manutenção dos estoques hemoterápicos do Estado é uma das responsabilidades do hemocentro. E é uma responsabilidade que tem sido cada vez mais aprimorada, visando garantir qualidade sorológica e a agilidade no resultado dos exames laboratoriais capazes de identificar doenças passíveis de serem transmitidas pelo sangue como chagas, sífilis, vírus HIV e hepatite”, completou Anete.

Para a diretora técnica Mariamália Andrade, essa segurança nos exames e análises da sorologia já é rotina no hemocentro, mas com essa nova máquina o trabalho será mais ágil, permitindo não só a diminuição de operadores como a liberação de resultados dos exames em menor espaço de tempo e a eliminação de casos de resultados falsos positivos ou falsos negativos.

“É um equipamento de ponta que até então era utilizado somente pelos hemocentros do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Assim, o sangue que pode salvar vidas é rigorosamente identificado e controlado para atender pacientes em centros cirúrgicos ou serviços de emergência, informou a diretora.

Diagnóstico

O laboratório de sorologia realiza contagens de células do sangue através do contador automático eletrônico de última geração e faz testes para avaliação do sistema de coagulação. Também realiza exames para detectar doenças do sangue, além de provas citoquímicas para a classificação das leucemias. Além disso, são realizados testes para diagnósticos de doenças ligadas à hemoglobina (hemoglobinopatias), bem como testes imuno-hematológicos para tipagem sanguínea e detecção de anticorpos causadores de doenças hemolíticas.

Vários marcadores de doenças infecciosas são realizados como diagnóstico de hepatite A, hepatite B, rubéola, citomegalovírus, AIDS, Malária e toxoplasmose. Para mononucleose, doença de Chagas, sífilis e toxoplasmose são realizados perfis sorológicos, ou seja, efetua-se mais de um método, permitindo com isso a ampliação da sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário