quarta-feira, 22 de julho de 2009

OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR COORDENARÁ MULTIRÃO GRATUITO DE CIRURGIAS DE FIMOSE EM SERGIPE, COM O OBJETIVO DE REDUZIR O ÍNDICE DE CÂNCER DE PÊNIS.

Tenente-Coronel PM Marcos Gomes

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciou em todo o Brasil sua II Campanha Nacional de Esclarecimento sobre o Câncer de Pênis. Mais do que ressaltar a necessidade da boa higiene do órgão genital como método preventivo, a entidade vai promover uma ação de esclarecimento das doenças do homem e da importância de se visitar um urologista em todas as fases da vida – criança, adolescente, adulto e idoso. Assim como em 2007, o ex-jogador de futebol Zico é novamente o padrinho da iniciativa.

Em Sergipe, o coordenador das ações que serão realizadas para atingir determinado intuito é o tenente-coronel PM Marcos Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Sergipe. “A fimose pode levar ao câncer de pênis, então como passo inicial realizaremos um mutirão no próximo sábado [dia 25] com o intuito de sensibilizar o público masculino para a necessidade da referida cirurgia. O objetivo da campanha é eliminar o câncer de pênis no País, sobretudo nas regiões norte e nordeste onde o índice é mais elevado. O mutirão de cirurgias vai ocorrer no dia 25 de julho em todas as capitais das regiões norte e nordeste”, destacou o urologista e oficial da PM.

O material colhido nas intervenções cirúrgicas será analisado para verificar a existência de lesões pré-cancerosas. “Em casos graves é preciso amputar o órgão”, reforçou Marcos Gomes. Em Sergipe, a fase inicial da campanha realizará cirurgia nos hospitais Cirurgia, São José e Universitário.

“Antes das cirurgias é necessário que todos os pacientes passem por nossa equipe médica pois faremos uma triagem analisando cada caso. Esse momento de contato inicial com o paciente que possui fimose ocorrerá nas terça, quinta e sexta-feira [dias 21, 23 e 24], sempre das 10 às 12 horas, no Centro de Especialidade de Saúde de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos, na sala 3, bloco E”, completou o especialista.

A triagem de pacientes é aberta a todo o público masculino que não possui plano de saúde [ligado ao SUS], seja da capital ou interior sergipano. “Em um segundo momento pretendemos realizar uma semana completa de cirurgias de fimose e em um terceiro instante a interiorização dessas ações levando o serviço aos homens dos mais diversos municípios sergipanos”, concluiu o coronel Marcos Gomes.

Câncer de pênis - O objetivo da pesquisa é analisar as causas da doença – por relação com HPV ou falta de higiene – e conhecer os tipos desse câncer. De acordo com levantamento feito pela SBU em 2007, o câncer de pênis é uma patologia muito frequente no Brasil, acometendo preferencialmente pacientes de baixa renda, não circuncidados ao nascimento, de cor branca, moradores das regiões Norte e Nordeste e que demoram a procurar assistência médica especializada ao notar feridas no pênis. O estudo mostrou ainda que 81,62% dos casos de câncer de pênis acometem homens acima de 46 anos. O Norte e Nordeste juntos têm mais de 50% dos casos. Ainda de acordo com a SBU, são realizadas por ano cerca de mil amputações de pênis pelo SUS.

Principais dúvidas

- O que é o câncer de pênis?
Um tumor que acomete o órgão sexual masculino. Pode começar como uma ferida que não se cicatriza. É raro em países desenvolvidos, no entanto, no Norte e Nordeste do Brasil há grande incidência.


- Quais são as suas causas?
Suas causas estão relacionadas à irritação crônica da glande (cabeça do pênis) por má higiene, fimose ou doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. O esmegma, que é uma secreção das glândulas do pênis, pode ser irritante e pode ajudar no desenvolvimento do câncer. Por isso é importante a limpeza do órgão após relações sexuais.


- O que é fimose?
É a impossibilidade de retrair o prepúcio, ou seja, de puxar para trás a pele que recobre a cabeça do pênis.- É possível prevenir a doença?Sim. É um dos poucos cânceres que pode ser evitado. É preciso lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação. Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis (é preciso puxar o prepúcio para trás e limpar a glande). Durante o banho, puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.


- Quais são os sintomas do câncer de pênis?
Ferimentos que não cicatrizam mesmo após tratamento médico; caroços que não desaparecem mesmo após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro; vermelhidão ou coceira duradouras na glande (cabeça do pênis); manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação em áreas do pênis; surgimento de tumores no pênis ou na virilha (íngua).


- Como é o tratamento?
É cirúrgico. Dependendo do estadiamento será adotado um procedimento. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a mutilação.


- É possível reconstruir o pênis caso seja necessária a amputação?
Dependendo do caso sim, por meio de enxerto do antebraço e coxa.


- Quem eu devo procurar?
Um urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário