quinta-feira, 16 de julho de 2009

ORQUESTRA DE SERGIPE FARÁ CONCERTO COM UMA DAS MAIORES PIANISTAS DO MUNDO.

Orquestra Sinfônica de Sergipe

A pianista portuguesa Maria João Pires

Lisboa, 23 de julho de 1944: nasce Maria João Pires. Aracaju, 23 de julho de 2009: Maria João Pires, uma das mais consagradas pianistas do mundo, será mais um grande nome da música mundial a realizar concerto ao lado da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), que tem o maestro Guilherme Mannis como diretor artístico.

A apresentação, realizada pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com o patrocínio do Instituto Banese, acontecerá às 20h30 no Teatro Tobias Barreto (TTB) e contará com a participação de dois jovens pianistas alunos da portuguesa, os irmãos Arthur e Lucas Jussen. Holandeses, os dois garotos são considerados verdadeiros fenômenos da música clássica e já se apresentaram com a Orquestra de Câmara de Londres, Sinfônica de Dallas e Orquestra da Rádio Holandesa. O valor do ingresso individual é de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Para a secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino, esse será mais um grande momento da ORSSE em 2009. “Após uma turnê repleta de êxito, na qual nossos músicos arrancaram aplausos e elogios por onde passaram, e da apresentação ao lado do francês Michel Legrand, chega a hora de mais um grande encontro musical para a nossa orquestra: uma apresentação ao lado da pianista portuguesa Maria João Pires, sem dúvida, uma das maiores pianistas do mundo", afirma.

De acordo com Eloísa, esta será uma oportunidade singular para os sergipanos apreciarem o melhor da música clássica mundial. "O espetáculo será, com certeza, memorável. Estamos trabalhando para que o público sergipano prestigie esse concerto, lotando o Teatro Tobias Barreto e inserindo definitivamente o nosso Estado no roteiro das grandes apresentações de música clássica”, resalta.

A pianista, que em 2006 mudou-se para o Brasil, mais especificamente para os arredores de Salvador (BA), escolheu a data do seu aniversário para a apresentação em Sergipe. "Maria João Pires faz questão de passar esse dia aqui, em concerto, porque reconhece o potencial de Sergipe no que se refere ao movimento que existe hoje com a música clássica local, afinal, a ORSSE tem sido cada vez mais reconhecida na cena cultural do país. O entusiasmo da pianista é tão grande com o Estado, que ela pensa em realizar alguns projetos sociais tendo a música como base por aqui", infoma o regente da Orquestra de Sergipe, o maestro Guilherme Mannis.

Trajetória

A intimidade de Maria João Pires com o piano foi iniciada muito cedo, transformando a criança prodígio em uma das maiores pianistas do mundo. Aos sete anos, ela já apresentava publicamente concertos de Mozart. Ao nove, recebeu o prêmio da Juventude Musical Portuguesa. A garota lapidou seu talento no Conservatório de Lisboa e em conservatórios na Alemanha. Ao vencer o concurso internacional do bicentenário de Beethoven, em 1970, em Bruxelas, Maria João Pires foi reconhecida mundialmente. Durante sua brilhante carreira, interpretou, além dos citados Mozart e Beethoven, obras de Bach, Schumann, Schubert, Brahms, Chopin e muitos outros compositores dos períodos clássico e romântico.

A pianista, que tem contrato com uma das maiores gravadoras de música clássica do mundo, a Deutsche Grammophon, já se apresentou com grandes orquestras mundiais, incluindo a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Boston e a Filarmônica de Viena. Em anos recentes, ela tem sido ouvida nos maiores festivais internacionais de música, tais como Tanglewood, Ravinia, Shubertiade, Schleswig-Holstein, Montpellier, Lecerne, Edinburg e BBC proms, e recebe críticas muito positivas nos veículos de comunicação mais respeitados do mundo.

“Não consigo lembrar de algum pianista com melhor domínio do estilo de Chopin. Maria João viaja por escalas e arpejos com extrema destreza, mas seu som é tão bem pensado, sério e denso, que as notas chegam com imensa profundidade emocional”, afirmou a crítica do londrino The Times, em junho de 2007.

O programa

GUILHERME MANNIS, regente
MARIA JOÃO PIRES, piano
LUCAS JUSSEN, piano
ARTHUR JUSSEN, piano

Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Sonata para piano nº8, em dó menor, op. 13, “Patética”
I. Grave – Allegro di molto e com brio
II. Adagio cantabile
III. Rondo: Allegro
Solista: Lucas Jussen

Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Concerto para piano e orquestra nº12, em lá maior, K.414
I. Allegro
II. Andante
III. Rondeau, allegretto
Solista: Arthur Jussen

IntervaloFrederic CHOPIN (1810-1849)
Concerto para Piano e Orquestra n°2 em fá menor, op. 21
I. Maestoso
II. Larghetto
III. Alegro Vivace
Solista: Maria João Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário