quinta-feira, 23 de julho de 2009

PREFEITO DE ARACAJU ANUNCIA RENOVAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS ATÉ SETEMBRO.


Prefeito Edvaldo Nogueira

Os empresários do setor de transporte público terão até o final do mês de setembro e o início de outubro para entregar à sociedade 111 novos ônibus que garantirão a renovação da frota de Aracaju. A cobrança foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira em reunião na manhã desta quarta-feira, dia 22, no gabinete do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e anunciada logo depois em coletiva à imprensa. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 30 milhões.

A classe empresarial havia assumido em carta-compromisso enviada à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), no mês de janeiro de 2009, a aquisição de 100 ônibus zero km até o mês de junho. Mas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) alegou que, em função das dificuldades de financiamento impostas pela crise internacional, sobretudo nos meses de março, abril e maio, o prazo acertado inicialmente não pôde ser cumprido.

O prefeito cobrou ainda a imediata implantação do sistema de monitoramento dos ônibus em tempo real, o chamado GPS, que possibilitará ao poder público municipal e ao cidadão o controle de todas as linhas relativo ao cumprimento de horário e das paradas obrigatórias, velocidade adotada e tempo de espera dos passageiros. O usuário contará com terminais on line em pontos estratégicos da cidade, como shoppings, universidades e rodoviária, para acompanhar de perto os itinerários.

"Na conversa de hoje mostramos claramente aos empresários que é preciso que haja um processo acelerado de renovação da frota para melhorar a qualidade do sistema e o atendimento ao usuário. Dessa forma, teremos, efetivamente, como cumprir o papel de fazer com que a Prefeitura de Aracaju funcione para os que mais precisam. Quero comunicar que, depois conversa, os empresários saíram do gabinete ainda mais comprometidos, tanto que, ao invés de 100 vão comprar 111 novos ônibus ", afirmou Edvaldo Nogueira.

Licitação

Outra informação anunciada pelo prefeito foi o início do processo de licitação do transporte coletivo até o final de 2010. O prazo de quase um ano e meio se deve à necessidade de fazer um consórcio metropolitano encabeçado pela capital e estendido aos municípios da chamada Grande Aracaju - Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. "Até lá teremos tempo suficiente para elaborar a legislação, mandar a lei para as Câmaras de Vereadores e discutir com os outros prefeitos", informou.

Segundo os integrantes do setor empresarial, boa parte dos veículos já foi comprada e faturada ainda em junho. Assim que os novos ônibus chegarem à garagem das empresas, começarão imediatamente a circular nas ruas da cidade. O prefeito ficou satisfeito com as justificativas apresentadas, no entanto não descartou a possibilidade de, em caso de descumprimento da carta-compromisso, abrir espaço para que outras empresas operem no sistema até que a renovação da frota seja concluída.

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, no que compete ao município já foram realizados nos últimos anos avanços significativos no sistema de transporte. "Desafogamos os principais corredores de ônibus, implantamos a bilhetagem eletrônica e criamos o cartão eletrônico do estudante, que agora poderá ser renovado pela internet. Temos ainda a dificuldade da idade da frota, mas na hora em que 111 novos ônibus entrarem, num total de 500 que rodam no município, vamos dar uma aliviada significativa e manter uma situação confortável até o começo de 2010", ponderou.

Antônio Samarone acredita que, além da renovação da frota, a conquista mais importante para o transporte de Aracaju será a implantação do sistema de GPS. "Nos próximos 60 dias a prefeitura terá uma sala com informações sobre trânsito, 12 câmeras instaladas nas ruas, semáforos inteligentes, GPS, bilhetagem, tudo à disposição da sociedade. Estamos nos modernizando para fazer o controle do sistema de forma ágil, eficiente e com possibilidade de erro zero", adiantou.

Presenças

As empresas que integram o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) e o Sistema Integrado de Transportes (SIT) são: Viação Progresso Ltda, Viação Tropical Ltda, Viação Cidade Jardim Ltda, Viação Modelo S.A., Viação São Cristóvão Ltda, Viação São Pedro Ltda, Viação Cidade Histórica Ltda e Viação Cidade de Aracaju Ltda.

Além do prefeito Edvaldo Nogueira e do superintendente da SMTT, participaram da reunião os dirigentes dessas oito empresas, os representantes do Setransp, o secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, e o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Silvio Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário