terça-feira, 14 de julho de 2009

PROJETOS DE REAJUSTES DOS MILITARES.

Na primeira sessão da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa de Sergipe, realizada na tarde ontemt, 13, foram lidos os projetos de lei de autoria do Poder Executivo e do Judiciário, que tratam da remuneração dos policiais militares e da alteração na estrutura do Judiciário no Estado, respectivamente. Hoje, pela manhã, os projetos serão apreciados nas comissões temáticas da Casa, a partir das 8h30, e em seguida serão votados em plenário.

Durante a abertura da sessão, o presidente da Mesa Diretora da Assembléia, deputado estadual Ulices Andrade (PDT) ressaltou que a autoconvocação tem como objetivo especificamente deliberar sobre o projeto de lei 121/2009 e o projeto de lei complementar 10/2009, que tratam sobre a estrutura e a remuneração da Polícia Militar, e o projeto de lei complementar 04/2009, de autoria do Judiciário. “Queremos ressaltar que esta convocação extraordinária não acarreta nenhum ônus ao erário público estadual”, afirmou Ulices Andrade.

No caso do PLC 04/2009, como ainda não há consenso, a presidência do Tribunal de Justiça enviou o projeto retirando o artigo que trata da extinção da Comarca de Poço Redondo, que causou polêmica entre os deputados estaduais. Mesmo assim, o projeto – que prevê a criação da 22ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana e a 2ª Vara da Comarca de Tobias Barreto, além de modificar a competência de Varas e Juizados da Comarca de Aracaju, altera a divisão judiciária do Estado – encontrou resistência entre os servidores do Poder Judiciário, que ocuparam as galerias na sessão de hoje.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindiserj), Hélcio Albuquerque, o problema é que no bojo do projeto o TJ solicita R$ 1,5 milhão de verba suplementar e cria 40 novos cargos em comissão. Os servidores pediram a intervenção dos parlamentares, para que o projeto fosse retirado de pauta e discutido com mais calma após o recesso parlamentar. Depois da solicitação do líder do governo, Francisco Gualberto (PT), o presidente Ulices Andrade entrou em contato com a Presidência do TJ e uma comissão de deputados, juntamente com representantes do sindicato, foi recebida em reunião ainda hoje à tarde.

Militares - Representantes das Associações Unidas da Polícia Militar também compareceram à Assembleia Legislativa ontem à tarde para acompanhar a leitura do projeto de lei que trata da remuneração da categoria. A proposta enviada pelo governo do estado contempla um reajuste salarial concedido aos policiais e bombeiros militares no período de um ano e meio, o que significará um aumento de R$ 21 milhões na folha de pagamento dos militares, ou seja, um acréscimo de 96,8%.

O projeto prevê um reajuste de 24% na primeira parcela do acordo, a partir de maio deste ano. Em outubro, os militares recebem um novo aumento, desta vez de 3%. Já a partir de março de 2010 os reajustes passam a ser bimestrais, sendo 5% em março e 8% nos meses de maio, julho, setembro e novembro. Eles receberão outros 10% de aumento em dezembro do ano que vem.

O projeto trata ainda da incorporação da Gratificação de Compensação por Serviço Externo (Gracoex) e a Gratificação de Atividade Militar (GAM) ao soldo, beneficiando assim os militares da reserva que não recebiam a Gracoex. Com a incorporação destas duas gratificações, as demais que são vinculadas ao soldo serão desvinculadas dele e se tornam fixas e reajustadas anualmente.
Fonte: Alese

Nenhum comentário:

Postar um comentário