sexta-feira, 31 de julho de 2009

SERGIPE LIDERA DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO ENTRE OS ESTADOS DO NORDESTE.

Ranking do IDSE dos estados em 2007

Depois de ter seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) situado como o maior e mais promissor dentre todos os estados nordestinos, o estado de Sergipe, de acordo com estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também foi situado como detentor do maior Índice de Desenvolvimento Socioeconômico da região (IDSE): 48,5. Divulgados no fim do primeiro semestre e referentes ao ano de 2007, os dados consolidam Sergipe como liderança regional. E por meio de suas obras, programas e investimentos, o Governo de Sergipe está fazendo a sua parte para afirmar o protagonismo do estado no desenvolvimento do país.

De acordo com a escala estabelecida na pesquisa, o número situa o estado como o único de todo o Nordeste (e um dos dois únicos do país, acompanhado de Roraima) que, no ano considerado, saiu do grupo de unidades federativas de baixo desenvolvimento para o grupo de desenvolvimento mediano. Dessa forma, apenas Sergipe e Rio Grande do Norte (o segundo colocado, com IDSE de 46,8), figuram como os estados nordestinos de médio desenvolvimento.

O cálculo do IDSE é realizado por meio da análise de cinco variáveis: Saneamento básico, Educação, Pobreza e desigualdade, Renda e Moradia. Dentro de uma escala classificatória compreendida entre 0 e 100, o índice divide estados entre os mais desenvolvidos (de 81 a 100), de desenvolvimento médio (de 41 a 80) e de baixo desenvolvimento (de 0 a 40).

A evolução do IDSE sergipano também foi apontada como significativa. O Indicador de Performance, que registra o desempenho dos estados entre 2001 - época em que o IDSE sergipano era 23,0 - e 2007, atingiu o número de 59,4. O resultado é quase 7 pontos superior à média nacional, que foi de 52,9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário