segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CENTRAIS SINDICAIS QUEREM PLANO DE REAJUSTE PARA APOSENTADOS ATÉ 2011.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, afirmou nesta segunda-feira que os sindicalistas que discutem com o governo federal políticas de reajuste de aposentadorias apresentaram proposta segundo a qual o Executivo federal se comprometeria a criar uma fórmula de cálculo para a ampliação dos benefícios a ser aplicada independentemente do término do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

A ideia dos trabalhadores é que se defina a recomposição das aposentadorias em um compromisso para 2010 e 2011, ultrapassando a gestão petista e abrindo espaço para que o próximo presidente da República já tenha em seu orçamento uma rubrica destinada aos reajustes para aposentados.

"Se podemos ter uma política de valorização do salário mínimo até 2023, por que não podemos ter uma política de valorização das aposentadorias? Para ser permanente, tem que colocar 2011, que ultrapassa o governo Lula", explicou Henrique após cerca de seis horas de reunião com os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria-Geral, Luiz Dulci.

Pela proposta encampada pelas centrais sindicais, haveria uma comissão permanente de negociação com os ministros da Fazenda, Previdência e Secretaria-Geral para avaliar fórmulas de cálculo dos reajustes. Uma das ideias é que os aumentos sejam feitos recompondo as perdas da inflação além de percentual do Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário