quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GOVERNO DO ESTADO INSENTARÁ CINCO MIL ALUNOS DA TAXA DO VESTIBULAR 2010 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Os secretários de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Conceição Vieira, assinarão nesta quinta-feira, 20, o Termo de Cooperação Técnica que isenta cinco mil estudantes da taxa de matrícula do vestibular 2010 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O ato será realizado às 9h no auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe, durante o lançamento do Portal do Aluno.

Terão direito à isenção da taxa de matrícula todos os vestibulandos matriculados no curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Para isso, o Governo de Sergipe irá aplicar R$ 250 mil com o intuito de garantir que o estudante da rede estadual de ensino preste o vestibular da UFS e tenha a oportunidade de ingressar em um curso superior de uma universidade pública.

“Essa iniciativa do Governo de Sergipe está inserida no programa de assistência ao vestibulando do Pré-Universitário da Seed. Nosso objetivo é elevar o número de aprovação do aluno da rede pública no vestibular da Universidade Federal de Sergipe, dando oportunidade a esse estudante de ingressar em uma universidade pública e ter uma formação acadêmica”, afirma a professora Zelita Batista Brito, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seed.

Outras ações

Por meio do Dase, a Secretaria de Estado da Educação já vem promovendo diversas ações com o intuito de estimular e incentivar o aluno da rede pública de ensino a prestar o vestibular. Na última segunda-feira, 17, foi realizada nos colégios estaduais Dom Luciano e Atheneu Sergipense uma palestra para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na ocasião, a Seed apresentou algumas condições necessárias para a aprovação na UFS a partir da pontuação acumulada do Processo Seletivo Seriado do 1º e do 2º ano, levando-se em conta as médias atingidas pelos candidatos que foram aprovados no vestibular 2009.

"Durante a palestra, pontuamos todas as ações que a secretaria tem promovido para os alunos do Ensino Médio, a fim de tirar dúvidas e preparar melhor os vestibulandos. Prestamos esclarecimentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem], o sistema de cotas e, é claro, procuramos mostrar ao aluno a importância de participar de todos os simulados promovidos pelo Governo do Estado", informa o professor e assessor do Dase Jason Reis de Santana.

Simuladão

Depois de possibilitar a inscrição de 30.733 alunos para a primeira fase do Simuladão 2009, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abriu as inscrições para a 2ª fase do exame. Poderão participar da avaliação os alunos da rede pública estadual matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio regular; do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Normal; e da 3ª e 4ª etapas do ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre os dias 17 e 30 de setembro estarão abertas as inscrições para a 3ª fase do Simuladão. Poderão realizar o exame os estudantes do 3º ano do Ensino Médio regular, 3º e 4º anos do Ensino Normal e alunos da 3ª e 4ª etapas do Ejaem. Os concluintes também farão uma prova de redação.

O Simuladão busca familiarizar os estudantes da rede pública com as provas do Processo Seletivo Seriado da UFS. A expectativa da Seed é de que 50 mil estudantes participem do processo. Para efetuar a inscrição, basta que os interessados compareçam à secretaria da escola e preencham o cadastro.

O primeiro Simuladão voltado para os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual foi realizado em 2007, quando participaram cerca de 40 mil alunos do Ensino Médio regular e do Ensino Normal. As provas ocorreram em três dias consecutivos e cada aluno realizou apenas a prova correspondente à sua série.

Em 2008, na segunda edição do Simuladão, atendendo à reivindicação da comunidade estudantil, os alunos concluintes de todo o Ensino Médio participaram das três provas, simulando a participação no PSS Geral da UFS. Cerca de 50 mil pessoas participaram dos exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário