quinta-feira, 20 de agosto de 2009

VEREADOR DR. GONZAGA APRESENTA PROJETO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU PARA PREVINIR CÂNCER DE BOCA.

Após visita feita ao Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO), em que discutiu com os representantes da entidade medidas e ações para elaboração de programas de saúde bucal, o vereador Dr. Gonzaga apresentou nesta quarta-feira um projeto de lei na Câmara Municipal. A proposição do vereador prevê a criação da Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca no Município de Aracaju, cuja programação a ser desenvolvida constará de palestras, encontros, debates, campanhas educativas e mutirões de diagnóstico precoce e prevenção.

O programa, que deverá ser realizado em parceria com o CRO, tem como objetivo conscientizar e orientar a população aracajuana sobre os perigos da doença, modos de prevenção e como diagnosticar precocemente o câncer de boca. ?As neoplasias malignas que ocorrem na cavidade bucal e ao seu redor, incluindo língua, revestimento da boca e lábios, está entre as duas principais causas de morte por câncer em algumas regiões do país?, explica o parlamentar, que também é médico.

O vereador adverte que o fumo, o álcool, a má higiene bucal e o trauma por próteses mal adaptadas são os principais fatores de risco para se contrair um câncer de boca, mas que quando detectada precocemente a doença tem até 100% de chance de cura.

Segundo o CRO, o câncer de boca predomina em indivíduos de raça branca e no Brasil ocorre mais no homem do que na mulher, na proporção de 3 para 1. Aproximadamente 95% dos casos ocorrem em pessoas acima de 40 anos, com média de idade de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima para o Brasil cerca de 10.380 novos casos de câncer de boca em homens e 3.780 em mulheres, por ano. Em Sergipe estima-se uma taxa de 8,12% por 100.000 habitantes para homens e 4,69% para as mulheres. Entre os homens, esta é a maior taxa do Nordeste.

"A aprovação desta propositura e a parceria do Poder Executivo com o CRO são muito importantes para a melhoria do índice de incidência e aumento no diagnóstico precoce do câncer de boca no município de Aracaju", destaca o vereador.

Um comentário:

  1. ESSE MEU VEREADOR É UM EXCELENTE MÉDICOOOOOOOOOOOOOO PARABENS POR SUA ATUAÇÃO.
    ATT, CILENE

    ResponderExcluir