domingo, 27 de setembro de 2009

DEU NO FAXAJU: ADVOGADO DIZ QUE CORONEL IUNES DEVERIA TER SIDO PRESO EM FLAGRANTE.

“A denúncia do estudante universitário Paulo Ítalo Lacerda Pontes, 20, de que teria sido algemado pelo comandante do Policiamento da Capital da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, e levado para cárcere privado em sua casa, onde fora espancado – por ele e pelo enteado – para só depois ser levado para a delegacia plantonista, é muito grave”, a afirmação foi feita por um advogado criminalista, por telefone, à redação do Faxaju Online.Segundo ainda o advogado, o coronel Maurício Iunes praticou abuso de autoridade, crime de tortura e cárcere privado: “ele sabe que não pode levar ninguém para sua casa, mesmo que seja para interrogá-lo. Lugar de qualquer pessoa detida é na delegacia”. Para o advogado, o delegado plantonista deveria ter lavrado a ordem de prisão em flagrante do coronel e em seguida determinado exame de corpo delito no estudante.

O fato – Paulo Ítalo Lacerda Pontes já prestou queixa do coronel Maurício Iunes na delegacia plantonista, na madrugada deste sábado (26), que tinha como delegado de plantão Washington Okada. A razão da prisão, que gerou a queixa, foi porque o estudante estava em companhia da filha do coronel, uma adolescente de 14 anos.

O universitário, que é lutador de judô, relatou que conheceu a filha de Maurício Iunes em uma academia e passaram a se corresponder pela Internet, através do MSM. Na sexta-feira (25) os dois se encontraram pela primeira vez, na porta do condomínio Mar Azul, no conjunto Augusto Franco – o encontro fora combinado por uma amiga comum – e na hora que eles estavam juntos, segundo relato do estudante, o coronel teria chegado e o algemado.

Ítalo Lacerda contou ainda que foi levado para a casa de Iunes, no bairro de Atalaia. Lá ele e o seu enteado teriam o espancado por aproximadamente 30 minutos, inclusive com coronhadas de revólver, que lhe cortou a testa e o canto da boca: só depois foi que o coronel o levou para a Delegacia Plantonista e o acusou de ter seduzido sua filha.

Grave – A mãe do estudante, artista plástica Maria das Graças, funcionária aposentada da Chesf, fez uma denuncia grave e que deve ser apurada. O coronel Iunes teria dito a seu filho que já tinha matado muitos e que mais um não faria diferença. Maria das Graças disse que Ítalo não bebe, não fuma, não usa drogas e é estudante.

A família do estudante universitário vai levar o caso à justiça, porque acha que ninguém pode ser espancado e preso porque namora a filha de um coronel. Além disso, Iunes teria ameaçado de matar o rapaz depois de espancá-lo em sua casa.

Explica – Em entrevista ao noticiário de televisão, neste sábado, o coronel Iunes confirmou que levou o estudante Paulo Ítalo Lacerda Pontes para casa, o que caracteriza cárcere privado. Como ele teria reagido, pediu as algemas à sua mulher e o conteve. Iunes não explica a razão de ter levado o estudante para casa e não para a delegacia e nem informa se a sua filha estava com o rapaz por livre e espontânea vontade.

Coronel Iunes desmente Paulo Ítalo e diz que o acusou de aliciamento de menores: “afinal minha filha tem 14 anos”. Segundo o advogado ouvido pelo portal, um estudante de 20 anos não aliciaria uma adolescente de 14 anos: “os dois são jovens e trocavam mensagens pela Internet, além disso, a adolescente aceitou naturalmente o encontro com o amigo, já que estavam tendo uma conversa pessoal pela primeira vez”.

Iunes declarou, ainda, que “se eu tivesse espancado ele durante 30 minutos, como ele diz, com a experiência que tenho, garanto que ele não estaria andando agora, gabou-se e avisou: quem está falando aqui não é o coronel Maurício Iunes e sim o pai Maurício Iunes.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário