quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CARROS TERÃO QUE SE ADEQUAR A NOVOS LIMITES MÁXIMOS DE EMISSÕES DE POLUENTES.

Veículos leves saídos de fábrica terão de se adequar à nova resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao ministério do Meio Ambiente, que estabelece os limites máximos de emissões de poluentes, como o monóxido de carbono e o enxofre, provenientes dos escapamentos. A proposta foi aprovada em reunião ordinária do conselho nesta quarta-feira (2).

Para os veículos movidos a diesel, o prazo de adaptação estabelecido pela resolução é de até 1º de janeiro de 2013. Os carros movidos a gasolina terão o prazo máximo de até 1º de janeiro de 2014.

De acordo com Rudolf Noronha, gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente, a determinação vai reduzir de maneira expressiva os poluentes emitidos pelos veículos. "Esta medida, somada à inspeção veicular, vai trazer uma melhoria significativa à qualidade do ar das cidades", disse.

O Conselho também aprovou proposta que reestrutura a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Segundo Rudolf Noronha, a comissão vai funcionar com nova composição e terá força política para evitar o descumprimento das normas, como ocorreu nas fases anteriores do programa.

Fonte: Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário