terça-feira, 15 de setembro de 2009

DEFICIÊNCIA VISUAL SERÁ TEMA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES QUE ATUAM EM SALA DE RECURSOS.

Professores da rede pública estadual já podem se inscrever no curso “Orientação e Mobilidade”, que será realizado no período de 21 a 25 de setembro, das 8h às 18h, no Celi Praia Hotel, na orla da Atalaia. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento busca aprimorar o conhecimento teórico e metodológico sobre o atendimento de alunos com deficiência visual matriculados em escolas da rede pública.

Serão ofertadas 60 vagas, sendo 20 para professores da capital e 40 para professores do interior. A carga horária é de 40 horas. A abertura do curso está prevista para as 8h30 do dia 21, no auditório do Celi. As inscrições podem ser feitas na sede da Divisão de Educação Especial (DIEESP), localizada no 26º andar do Edifício Estado de Sergipe, centro da capital.

Outros cursos

Ainda em parceria com o MEC, a Seed, tem promovido outras capacitações presenciais e à distância para professores que atuam nas salas de recursos. Estes profissionais buscam novas informações para educar alunos com deficiência auditiva, altas habilidades/superdotação e deficiência intelectual, além de deficiência visual.

Sala de recursos

A sala de recursos é um serviço de apoio especializado, de natureza pedagógica, que suplementa o atendimento educacional realizado em classes comuns da Educação Básica. Elas estão à disposição de alunos regularmente matriculados que freqüentam o Ensino Fundamental ou Médio e que apresentam altas habilidades/superdotação.

O horário de atendimento da sala de recursos acontece em período contrário ao que o aluno está matriculado e freqüentando a classe comum. Nesta sala, o número máximo é de 20 alunos por cronograma de atendimento, elaborado pelo professor capacitado junto com a equipe pedagógica da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário