quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DEPUTADO ARNALDO BISPO DENUNCIA QUE PROBLEMAS CONTINUAM NO PERÍMETRO DA RIBEIRA.

Na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 16, o deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) usou a tribuna para falar das dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos produtores do perímetro irrigado da Ribeira, localizado no município de Itabaiana. O problema, segundo o deputado, é que não foi cumprida a promessa feita pelo diretor da Companhia de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Osvaldo Nascimento, aos agricultores, durante visita realizada no mês de julho.

Na oportunidade, disse Arnaldo, o diretor informou que iria solucionar, em curto prazo, o problema de desnível de algumas bombas existentes no perímetro, uma vez que isso tem causado a quebra dos equipamentos constantemente, deixando desabastecidos de água os produtores de hortifruti do local. “Mas de lá até agora nada foi feito”, disse o deputado, referindo-se à construção de duas bases para os motores que fazem a irrigação de todo perímetro.

No ano passado, por duas vezes o presidente da companhia à época informou aos agricultores que haveria licitação para melhorar o perímetro, que tem quase 25 anos de existência. “No entanto, o diretor Osvaldo Nascimento foi sincero e disse que a licitação poderia ser realizada apenas no início do próximo ano. Mas ele disse que se o problema fosse com relação às bases o trabalho seria feito”.

O deputado Arnaldo Bispo explicou que como são três bombas e duas estão fora de nível, quando começam a trabalhar a todo vapor começam a vibrar, gerando um problema de desequilíbrio, levando à queima do equipamento e consequentemente à paralisação das atividades no perímetro. “A produção não tem como esperar 30 dias para que o equipamento seja consertado”.
Ele disse que o período ideal para fazer esse serviço seria este, da estação chuvosa, para que quando tenha início a época da estiagem os equipamentos estejam funcionando plenamente, para não prejudicar a irrigação da produção. “Quando entrar outubro e novembro tem início a seca e é aí quando a irrigação funciona. Apelamos ao presidente da Cohidro para que use de boa vontade para procurar solucionar o problema agora”.

Arnaldo denunciou também que outra promessa feita pelo diretor da companhia não foi cumprida, no que se refere à troca das anilhas, para melhorar a pressão da água em todo perímetro. “Apenas 10% das anilhas foram trocadas”, afirmou. O deputado informou que a produção do perímetro irrigado da Ribeira é distribuída para todo interior de Sergipe, além de ser exportada para os Estados da Bahia e Alagoas.

Em seu discurso, o deputado democrata cobrou também solução para o problema de falta de água potável para as 150 famílias que moram no perímetro Jacarecica. “Elas têm vivido uma situação difícil, pois não têm água potável para as necessidades básicas, como beber, preparar alimentos e tomar banho”, disse Arnaldo Bispo. Segundo o parlamentar, dos dois poços, apenas um está funcionando em situação precária e mesmo assim porque a Prefeitura de Itabaiana tem dado manutenção no equipamento. “Mas essa responsabilidade seria da Cohidro”, afirmou.

Aparte

O líder da bancada de oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), em seu aparte se solidarizou com o pronunciamento do colega de bancada e questionou a atuação do presidente da Cohidro, que anteriormente respondia pela Secretaria Estadual de Infraestrutura. “Quando ele era secretário, as obras do Estado estavam todas emperradas, não saíam do lugar. Foi colocado na Cohidro e agora ele está emperrando as obras da companhia. Isso não é possível. Será que a função dele é essa”, questionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário