quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DUAS NOVAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS DEVEM COMEÇAR A VOAR AINDA ESTE ANO

Duas novas empresas aéreas nacionais devem começar a operar ainda este ano, comprovando que o aumento do número de brasileiros que usam o transporte aéreo continua estimulando o surgimento de novas companhias nacionais. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o volume de passageiros transportados em voos domésticos entre janeiro e julho deste ano cresceu 6,57% em comparação ao mesmo período de 2008.

Ontem (1º), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a concessão operacional que autoriza a Sol Linhas Aéreas, de Cascavel (PR), a operar voos domésticos regulares de passageiros, carga e mala postal. Uma segunda empresa, a Nordeste Aviação Regional Linhas Aéreas (Noar), também já obteve a autorização de funcionamento jurídico, restando-lhe agora cumprir as exigências necessárias à obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) para poder começar a funcionar.

Embora o contrato de concessão que permitirá a Sol pedir rotas e horários de voos e começar a vender passagens ainda não tenha sido assinado, a empresa já anuncia em seu site que começará a voar ainda este mês. Para isso, funcionários foram contratados e treinados e um dos primeiros cinco aviões da frota da companhia já se encontra no hangar da empresa.

Inicialmente, a companhia planeja fazer a rota que atenderá as cidades paranaenses de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Na sequência, a empresa pretende estender o atendimento a outras cidades do estado, além de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

Segundo a Anac, nos últimos cinco anos, outras nove novas empresas receberam concessões para operar voos domésticos regulares de passageiros, cargas e malas postais. A última delas havia sido a Azul, que começou a operar em dezembro de 2008. Outras duas companhias foram autorizadas a transportar apenas cargas e malas postais.

No mesmo período (2004/2009), quatro empresas perderam suas concessões operacionais por diferentes razões: Vasp, Varig, Rio Sul Linhas Aéreas e Nordeste Linhas Aéreas.

Questionada sobre notícias divulgadas nos últimos dias sobre a concessão de voos a uma terceira empresa, cuja sede ficaria em Brasília, a assessoria da agência disse não haver, até a tarde de hoje (2), nenhum pedido protocolado por uma empresa brasiliense no setor responsável por analisar os processos de concessão.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

  1. É SUPER INTERESSANTE QUE OUTRAS EMPRESAS ENTREM NA BRIGA PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AÉREOS, VISTO QUE NOSSAS ESTRADAS ESTÃO EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO. NO ENTANTO, É PRECISO UMA FISCALIZAÇÃO RIGOROSA NESSAS CONCESSÕES, PARA QUE NÃO TENHÁMOS SURPRESAS DESAGRADÁVEIS, COMO O AUMENTO NO NÚMERO DE QUEDAS DE AERENOVAS, FATO ESTE QUE ESTAMOS TENDO NOTÍCIAS NOS ÚLTIMOS MESES. NÃO SE PODE BANALIZAR ESSE TIPO DE CONCESSÃO, UMA VEZ QUE, QUANDO UM AVIÃO CAI, EXPLODE OU COISA PARECIDA, O ESTRAGO É GRANDE E IRREPARÁVEL. NÃO SE TRATA APENAS DE AUMENTAR O NÚMERO DE AVIÕES,TEMOS QUE TER UMA ÓTIMA INFRAESTRUTURA, TANTO NO PESSOAL COMO NO FÍSICO, BONS FUNCIONÁRIOS, TREINAMENTO ADEQUADO, CONDIÇÕES PARA AS AERONAVES TRAFEGAREM ETC. ESPERO QUE TUDO SEJA FEITO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, POIS AFINAL DE CONTAS, NUNCA VIAJEI DE AVIÃO E QUERO AINDA REALIZAR ESSE SONHO.

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