terça-feira, 1 de setembro de 2009

ESTRUTURA DO POSTO DOS BOMBEIROS MILITARES NA ORLA DA PRAIA DE ATALAIA É PRECÁRIA.

Salva-vidas foram ali abrigados de forma provisória em 1994 e permanecem até hoje. Infiltrações e aparelhos quebrados dão o tom do lugar

Quem passa em frente à sede do Agrupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, na Orla de Atalaia, nem imagina a série de problemas estruturais que ali existem. Eletrodomésticos cheios de defeitos, infiltrações, camas quebradas, buracos nas paredes e material de trabalho guardado de forma inadequada são exemplos da falta de estrutura que prejudica quem ali trabalha e, indiretamente, compromete a prestação do serviço.

Os salva-vidas de Aracaju foram ali instalados de forma provisória em 1994 e permanecem até hoje. De lá para cá foram muitas promessas de construção de um novo prédio, mas até agora as promessas ficaram apenas no discurso. “Quando estavam fazendo a orla, nos prometeram um posto amplo próximo à praça de eventos, mas quem acabou ficando ali foi a Polícia Civil [com a construção da Delegacia de Turismo]”, explica o sargento Samuel.

Sono desconfortável

São seis bombeiros que ali trabalham, número que é ampliado no período de alta estação. Como trabalham em regime de plantão precisam dormir no posto e as noites de sono não são das mais confortáveis. O aparelho de ar-condicionado, além de muito velho, não funciona; uma das duas camas está quebrada e alguns vidros da janela estão quebrados há muito tempo, deixando os guarda-vidas expostos enquanto dormem.

“Todos sabem o quanto nosso trabalho é desgastante. Precisamos estar descansados para prestar o socorro àqueles que necessitam ou atuar em outro tipo de situação emergencial”, fala o sargento. Com fiação elétrica exposta pelo estreito corredor e infiltrações espalhadas pelas paredes, a saúde e a segurança de quem precisa passar boa parte do dia (e da noite) ali também fica comprometida.

Segundo o sargento, existe uma promessa de um novo prédio para o Agrupamento Marítimo em um terreno na rua Niceu Dantas, no bairro Atalaia. Hoje o pedaço de terra serve apenas para guardar veículos da instituição. Os dois responsáveis pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros estavam indisponíveis para comentar o assunto até a publicação dessa reportagem.

Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário