quinta-feira, 3 de setembro de 2009

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE ANIMAIS SILVESTRES.

Uma operação efetuada pelas delegacias regionais dos municípios de Itabaiana e Lagarto, com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) foi finalizada com a desarticulação de uma quadrilha de tráfico internacional de animais silvestres. O grupo foi responsável pelo furto de um urubu albino (ave rara), um falcão coleira e um gavião relógio, que foram levados entre os dias 8 e 9 de agosto deste ano do Parque dos Falcões, localizado no município de Itabaiana.

Intitulada de Hayabusa (nome do pássaro mais rápido do mundo), a operação foi desencadeada pela polícia sergipana nos estados da Paraíba e do Ceará. O líder da organização criminosa, Saulo Castelar Coelho, 21 anos, conhecido como "Saulin", foi preso na cidade de Campina Grande-PB. Já Pedro Guilherme Mendonça Magalhães, 19 anos, e Kayan de Vasconcelos, 18 anos, foram surpreendidos pelos policiais sergipanos na cidade de Fortaleza.

As investigações revelaram que os criminosos praticavam a atividade ilegal de falcoaria, que consiste em deixar falcões e gaviões sem alimentação durante dias para depois soltá-los para caçarem outros animais, especialmente outras aves. Depois de apanhadas, a caça é devorada pelos seus caçadores ainda viva, exatamente como as Hayabusas agem. A falcoaria constitui-se crime no Brasil e só é permitida em casos excepcionais como o de controle a pragas nas lavouras. Nesta sexta-feira, dia 4, às 8 horas, os gestores da Polícia Civil prestarão uma entrevista coletiva para prestar detalhas das investigações e das prisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário