terça-feira, 1 de setembro de 2009

PREFEITURA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO FECHA ACORDO COM PROFESSORES PARA PAGAMENTO DO PISO SALARIAL.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela crise econômica mundial, a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro fechou definitivamente o acordo com os professores para o pagamento do piso salarial. As negociações ocorreram entre os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica de Sergipe (Sintese), e as secretarias municipais da Educação, Fazenda e Administração.

"Nós procuramos, desde o início, manter um debate transparente, franco e democrático nas negociações, assim como foi solicitado pelo prefeito Fábio Henrique. A prefeitura sempre esteve aberta para a discussão do piso salarial e toda a nossa documentação ficou à disposição do Sintese, para que os técnicos do sindicato pudessem analisar a nossa proposta", disse Wellington Mangueira.

O fechamento do acordo aconteceu devido a uma política de diálogo que se desenvolve nas relações entre a Secretaria de Educação de Socorro e o Sintese, onde foi possível evitar questões como greve, paralisações e manifestações de um modo geral, chegando a um consenso através de propostas formuladas em diversos níveis, e aceita pela assembléia geral dos professores.

De acordo com o secretário da Fazenda, a prefeitura disponibilizou todas as informações solicitadas pelo Sintese. "Nós apresentamos a folha de pagamento dos professores e as receitas provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Com base nestas informações, as duas entidades [prefeitura e Sintese] trabalharam em clima de muita democracia e o acordo saiu naturalmente", explicou Carlos Américo.

Para o diretor do Sintese, Erineto Vieira, a prefeitura de Socorro sempre esteve aberta ao diálogo. “Desde o mês de março que nós estamos em processo de negociação. Foi fechado um acordo onde, além do pagamento do piso salarial, os professores também tiveram a garantia de que não perderiam suas gratificações. Isso foi muito importante”, frisou o sindicalista.

A educação em Socorro

Considerando os alunos da educação infantil, nível fundamental 1 e 2, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o Sergipe Alfabetizado, que é realizado através de um convênio com a Secretaria de Estado da Educação, em Socorro existem aproximadamente 14 mil estudantes. Em dezembro de 2007, esse número era inferior a 10 mil.

Atualmente, existem no município 530 professores, distribuídos em 35 unidades de ensino, que, contando com os anexos, sobem para 38. A partir de setembro, uma nova escola vai integrar a rede de Socorro. A nova unidade já está praticamente pronta e funcionará na Piabeta, e receberá mais de 1,1 mil alunos. A outra unidade de ensino está sendo construída no Mutirão do conjunto João Alves, e terá 10 salas de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário