quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DEPUTADO ANTÔNIO DOS SANTOS PROPÕE TARIFA SOCIAL DE ÁGUA PARA MUNICÍPIOS DO ALTO SERTÃO.

Foto: Maria Odília

Na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 14, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) apresentou um projeto de lei de sua autoria que prevê a concessão de tarifa social de água para os moradores da região do Alto-sertão sergipano. O PL apresentado hoje propõe que a quantidade de água do consumo mínimo residencial passe de 10metros cúbicos para 30m³. Segundo o deputado, atualmente, pelo consumo de 10m³ o consumidor paga R$ 16,55, mas quando ultrapassa 30m³ o valor sobe para R$ 190.

O parlamentar disse que os moradores dos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes vivem o drama da necessidade maior do consumo de água, situação que preocupa, principalmente, com a chegada do verão, estação mais seca.

“Conversando com a população, ouvi o anseio dos moradores da região, para que tivessem uma tarifa diferenciada, diante da necessidade de um consumo maior de água. Gostaria de contar com o apoio dos colegas, para que aprovem o projeto de tarifa menor, porque, além do consumo em casa, eles usam água para dessedentar os animais”, disse Antônio dos Santos, acrescentando que muitas vezes essa população não tem condições de pagar por um consumo maior.

O deputado Antônio dos Santos disse não ter dúvidas de que a população de Sergipe apoia o projeto, diante da necessidade do consumo humano e animal no Alto-sertão sergipano. “Fazemos um apelo à Presidência da Casa e aos colegas para que tão logo a matéria seja apresentada para votação seja aprovada por esta Casa”, disse.

Ex-baneseanos

Em seu pronunciamento, o deputado Antônio dos Santos reafirmou seu apoio aos ex-baneseanos, que foram demitidos e agora lutam para que sejam readmitidos pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). Para ele, a crise econômica que vivia o país e que levou à demissão desses trabalhadores não existe mais, pelo contrário, os bancos têm grandes lucros. “Seria justo que esses que saíram apenas para o equilíbrio das finanças do banco fossem reincorporados. O Banese está precisando e por que não absorver essa mão de obra que tanto ajudou a instituição”, disse.

O discurso do parlamentar teve apoio de diversos colegas, que também externaram solidariedade aos trabalhadores demitidos. O deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) parabenizou o pronunciamento e disse que os ex-funcionários têm experiência e condições para assumir as vagas que hoje o banco necessita. “Sei do sofrimento que essas pessoas têm passado e as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e me coloco à disposição”, afirmou.

O deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) também se somou ao pronunciamento e disse que entende o sofrimento dos ex-baneseanos. Reconheceu que é uma luta difícil, mas que não é impossível conquistar o que eles desejam. Arnaldo Bispo (DEM) parabenizou o colega Antônio dos Santos e lembrou que a Assembleia está empenhada na luta em defesa desses trabalhadores.

A deputada estadual Goretti Reis (DEM) disse que entende que esta causa é justa, principalmente diante da necessidade em que se encontra hoje o Banese, necessitando de funcionários. “Por que não reintegrar os ex-baneseanos e tirar os terceirizados que hoje estão no banco, porque eles já têm conhecimento da função e experiência para ser readmitidos”, disse, lembrando que existe um projeto de lei de sua autoria neste sentido. Em aparte, a deputada Celinha Franco (DEM) também se colocou à disposição dos ex-baneseanos para se somar à luta. “Estarei de mãos dadas nesse sentido para que eles voltem ao serviço que desempenhavam quando foram demitidos”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário