sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ARACAJU TEM O MENOR MÚMERO DE CASOS DE DENGUE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS.

O tempo quente e com chuva favorece a atividade reprodutiva e o desenvolvimento do Aedes aegypti, elevando significativamente o número de casos de dengue. Entretanto, enquanto vários municípios brasileiros sofrem com epidemias da doença, o trabalho preventivo que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem realizando em todos os bairros fez com que a capital sergipana registrasse neste verão o menor número de casos da doença nos últimos 10 anos.

Entre os anos de 2000 e 2009, a média nos meses de janeiro foi de 75 casos notificados e 21 confirmados em Aracaju. Já nos meses de fevereiro, a média é de 86 notificações e 58 confirmações. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste primeiro bimestre de 2010, os números foram bastante inferiores.

Em janeiro deste ano foram notificados 21 casos de dengue, com a confirmação de apenas dois. Em fevereiro, até o momento, foi registrada apenas uma notificação e nenhum caso confirmado, mas a previsão é de que até o fim do mês o número de notificações chegue a 58. Além disso, não houve nenhum caso fatal da doença.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, o baixo número de registros é resultado das ações que a PMA implementou ao longo de todo o ano de 2009 e que continuam sendo colocadas em prática, com o auxílio da população.

"O trabalho da prefeitura foi intensificado com a chegada do Verão, através do Plano de Intensificação para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue 2010, posto em prática para combater o mosquito Aedes aegypti. Aumentamos as ações de campo, através da aplicação do fumacê, das visitas domiciliares feitas por agentes de endemias e da distribuição de materiais educativos sobre o combate e a prevenção do mosquito da dengue", aponta Taíse.

Além disso, as empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb) reforçaram o trabalho de limpeza de vias e de terrenos baldios para impedir o acúmulo de entulho e de qualquer material que acumule água e possa servir como criadouro do mosquito transmissor da doença.

Atenção

Neste verão, a atenção foi redobrada por conta das condições favoráveis ao desenvolvimento acelerado do Aedes aegypti. "Se no clima normal o Aedes leva 30 dias para se transformar de ovo em mosquito adulto, com o calor e chuvas esparsas do verão, esse crescimento é acelerado, caindo para 15 dias ou até menos. Isso faz com que a gente tenha mosquito toda semana em grande quantidade", explica a coordenadora.

Pensando nisso, a SMS está preparando novas ações para março e abril. "Vamos continuar com o trabalho semanal da força-tarefa, a capacitação e efetivação dos agentes municipais de endemias e os constantes trabalhos de conscientização que resultaram numa redução de 97% dos casos de dengue entre 2008 e 2009, enquanto a média nacional foi de 46%", destaca Taíse.

No início de março, a prefeitura realiza o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2010. O objetivo é diagnosticar o grau de infestação em todos os bairros, para que a Secretaria Municipal de Saúde direcione seu trabalho. "A partir do momento que temos o resultado do LIRAa, as equipes podem intensificar as ações nos bairros que apresentaram índice elevado de infestação", informa a coordenadora.

Equipes

Atualmente, em Aracaju, 250 agentes trabalham diretamente no combate à dengue. O município adotou uma política de capacitação e valorização profissional da categoria, com reajuste salarial, concessão de gratificação, auxílio para aquisição de protetor solar e adicional de risco.

"A população também pode e deve colaborar como as equipes, cuidando da sua casa e da sua vizinhaça, evitando a formação de possíveis criadouros do mosquito, denunciando terrenos baldios que apresentem risco e comunicando casos de dengue à saúde municipal", orienta Taíse Cavalcante.

Outras ações

Outras ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju em 2009 e que a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue destaca como decisivas para o resultado em 2010 são: posse dos 200 agentes de endemias aprovados em concurso público no final de 2008; coleta de 39.695 pneus das ruas (aumento de 28,08% em relação a 2008); realização de 179 ações da força-tarefa junto com a Emurb, Emsurb e agentes de endemias nos bairros (aumento de 17% em relação a 2008); aplicação de fumacê em 27 bairros.

Também se destacaram no ano passado a realização de mais de 1 milhão de visitas domiciliares pelos agentes de endemias; a troca do larvicida utilizado pelo Programa Municipal de Controle da Dengue, segundo determinação e orientação do Ministério da Saúde; resolução de reclamações sobre casas fechadas, abandonadas e atendimentos de solicitações da população; realização de seis LIRAa; manutenção de 43 salas de hidratação nas USFs; início do Projeto NS1 para diagnóstico precoce do paciente com dengue.

Um comentário:

  1. DENGUE: TOME PRODEN
    Estratégias contra a dengue: Além da limpeza, use repelentes de cravo ,andiroba,ou de citronela,na casa, quintais e no corpo;coloque detergente em toda água parada;aos primeiros sinais da dengue tome PRODEN, remédio homeopático,liberado para uso sem receita e não tem efeitos colaterais,abaixa a febre,as dores,evita a hemorrágica,e vc.pode ir trabalhar em seguida. Eu tomei junto com cravo amarelo e fiz acupuntura,tive uma dengue(pela segunda vez) ligth,não precisei de ajuda médica, só de exames..
    nobukunister@gmail.com

    ResponderExcluir