quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BLITZ FLAGRA IRREGULARIDAES E ORIENTA CONDUTORES.

Para conscientizar os condutores de veículos e, com isso, garantir a segurança e o respeito à vida da coletividade, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) realizou nesta quarta-feira, 10, uma blitz educativa da campanha 'Redução de Traumas'. Foram apreendidos cinco veículos e 12 condutores foram autuados.
Desde as 6h30, uma equipe com 30 pessoas, entre agentes e educadores, abordou veículos na avenida Marechal Rondom, verificando itens de segurança e entregando panfletos com orientações aos motoristas sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito, não simplesmente para não ser punido, mas sim para preservar sua vida e a do próximo.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Marieta Falcão, em feriados prolongados, o índice de acidentes aumenta consideravelmente. Daí a necessidade de intensificar as atividades de educação e fiscalização.

"Sempre nas vésperas de feriados prolongados, a gente realiza alguma ação da campanha de ‘Redução de Traumas' porque as pessoas tendem a se exceder nesse período. Na verdade, o que todos precisam entender é que o acidente é apenas aquilo que não se pode evitar. Quando ele é resultado do desrespeito motivado pelo individualismo e pela falsa esperteza e autoconfiança, isso não é acidente, é imprudência", avalia Marieta.

Ainda segundo a coordenadora, o processo educativo começa com a conversa e termina com a punição, caso não tenha não haja uma mudança de postura. "Se o infrator não for punido, isso significa que estamos sendo coniventes e essa realidade não mudará", observa.

Infrações

Abordada pela blitz, Cíntia Ávila elogiou a ação da SMTT, mesmo tendo sido punida por conduzir o veículo sem habilitação quando levava seu filho à escola. "Na correria do dia a dia, a gente acaba pensando somente em nossas necessidades. A pressa, os maus hábitos, tudo transparece no trânsito. A blitz ajuda a alertar, porque se a gente comete o erro uma vez e nada acontece, isso acaba viciando. Mas um dia essa autoconfiança pode resultar em um acidente ou a perda de uma vida", afirmou.

O agente de trânsito Robson Nunes disse que as infrações mais comuns são a não utilização do cinto de segurança, a falta da carteira de habilitação e o uso do celular. "Outro erro muito comum é a não utilização do cinto de segurança pelas crianças. Se tiver menos de 10 anos, ela não pode estar no banco da frente. Mesmo atrás, devem estar no colo de um adulto, na cadeirinha específica ou com o cinto", esclareceu Robson.

De acordo com ele, o excesso de passageiros também é frequentemente observado. Em uma das abordagens, um taxista foi flagrado realizando irregularmente o serviço de táxi lotação de São Cristóvão para Aracaju. "Esse é um exemplo sério de imprudência. Um táxi bandeira de Aracaju trabalhando como lotação, levando cinco pessoas no banco traseiro e, o pior, duas crianças espremidas entre três adultos, e sem cinto, é um desrespeito à vida", disse.

Estatísticas

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Brasil, acidentes de trânsito são a segunda causa externa de morte, atrás apenas das armas de fogo. Diariamente, em todo o país, 100 pessoas morrem em acidentes. Em mais de 90% dos casos, a imprudência é o principal motivo das tragédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário