quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ESTADO E MUNICÍPIO BUSCAM SOLUÇÕES PARA TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS.

A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, e o secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, reuniram-se nesta quinta-feira, 11, com técnicos dos dois órgãos para discutir a implantação de leitos psiquiátricos nos hospitais gerais da capital, que atenderão, principalmente, usuários de álcool e outras drogas.

A criação dos leitos faz parte da estratégia de enfrentamento às drogas em Sergipe, principalmente ao crack, que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju estão desenvolvendo. “Estão previstos o repasse de R$ 100 mil para a implantação imediata de 16 leitos psiquiátricos no Hospital de Cirurgia”, informou Ana Raquel Santiago, diretora de Atenção Psicossocial da SES.

De acordo com a secretária Mônica Sampaio, os serviços de atendimento a esses pacientes serão contratados pela prefeitura e o Estado repassará os recursos para o município, já que os hospitais da capital atenderão pessoas de todo território sergipano. “Esses leitos também atenderão pacientes psiquiátricos que não são usuários de álcool e outras drogas”, acrescentou.

Marcos Ramos destacou a criação dos leitos como um reforço para os seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Aracaju, dois deles especializados em internação de dependentes químicos. “O crack virou uma epidemia mundial e isso está causando um desequilíbrio no atendimento aos usuários da droga”, disse, completando que muitos profissionais de saúde ainda não têm o conhecimento ideal para conduzir esses pacientes.

O secretário ainda explicou que medidas preventivas também fazem parte dessa política de enfrentamento. “Temos que buscar alternativas para este grave problema com ações em várias áreas, como educação, assistência social e publicidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário