terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MUNICÍPIO DE ARACAJU ORIENTA ESCOLAS SOBRE A LEI QUE REGULAMENTA VENDA DE ALIMENTOS NAS CANTINAS.

Nesta quarta-feira, 10, representantes da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) e do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) se reúnem com os diretores da Federação das Escolas Particulares de Aracaju para tratar sobre as disposições da Lei 3.814, que determina novas diretrizes para a venda de alimentos nas cantinas e lanchonetes das instituições de ensino públicas e privadas do município. A reunião acontece às 15 horas no Colégio Purificação, situado na rua Nestor Sampaio, 294, bairro Luzia.

A Lei 3.814, de autoria do vereador Emmanuel Nascimento, foi sanciona pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 14 de janeiro, quando ficou estabelecido o prazo de um mês para que as novas normas entrem em vigor. A partir do próximo domingo, 14 de fevereiro, fica proibida a comercialização de alimentos de alto teor calórico e de gorduras trans nas cantinas das escolas de ensino fundamental e médio em Aracaju.

A intenção da nova lei é promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis entre crianças e jovens em idade escolar, contribuindo para a diminuição dos índices de obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças associadas à má alimentação.

Segundo a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Costa, as escolas municipais já ofereciam alimentação saudável. "Mesmo antes de a lei ser sancionada, todas as escolas do município já seguiam as diretrizes de alimentação saudável sugeridas pelo Ministério da Saúde", afirma Ana Angélica.

A nutricionista da DANT e integrante do Conselho Alimentar e Nutricional, Rúbia Natali, acredita que a lei é importante para garantir a saúde dos estudantes. "Se o corpo humano é formado pelos alimentos consumidos, as crianças e os adolescentes terão, com uma alimentação saudável, a composição de um corpo adulto e idoso saudável", destaca.

Novas diretrizes

Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que anualmente cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas a uma alimentação inadequada. De acordo com pesquisa realizada pelo MS, os maiores problemas são a falta de nutrientes e o excesso de substâncias como sal, açúcar e gordura.

Para reverter esse quadro, o Ministério da Saúde lançou durante a Semana Mundial da Alimentação, que ocorreu de 16 a 22 de outubro de 2009, o 'Guia Alimentar da População Brasileira'. A publicação objetiva auxiliar os profissionais de saúde a levar aos brasileiros informações sobre a importância de uma dieta saudável, inclusive no âmbito das escolas públicas.

O 'Guia Alimentar da População Brasileira' está disponível no portal do Ministério da Saúde - www.saude.gov.br - e contém as primeiras diretrizes alimentares oficiais do Brasil. A cartilha dá orientações sobre uma alimentação saudável, estimulando o consumo de frutas, verduras, legumes, feijões e cereais, preferencialmente os integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário