terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O CARNAUEIRA TEM ARRASTADO MILHARES DE FOLIÕES COM MUITA PAZ E DESCONTRAÇÃO.


Nem seria preciso se aproximar muito das imediações do trevo da Caueira, na rodovia Airton Senna, para sentir o clima do carnaval. Nesta segunda, 15, o batuque e o uníssono da multidão compunham um estrondo que já anunciava, de longe, mais uma edição da Carnaueira, a festa carnavalesca de Itaporanga D’Ajuda. O evento, promovido pela prefeitura municipal, contou com o apoio do Governo do Estado por meio do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (Fepcs). Gerido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social por orientação do governador Marcelo Déda, o patrocínio está permitindo a revitalização e a consolidação de diversas festas de carnaval em todos os cantos do Estado.

Para o secretário municipal de Comunicação de Itaporanga, Barroso Guimarães, o apoio do Estado se converte em contribuição indispensável para a manutenção da cultura popular. “E essa contribuição é uma estratégia de muita visão, pois o Carnaueira não é somente o carnaval de Itaporanga: é uma referência dos festejos carnavalescos para todo o Estado. Prova disso é o fluxo turístico que é sentido na região, com a presença de visitantes de outros municípios sergipanos e até mesmo de outros estados que vêm atraídos pela festa. E como elas veem a organização e a estrutura do evento, que contou com a fundamental participação do Estado, acabam voltando ano após ano e gerando o desenvolvimento do fluxo turístico do litoral sul. Por isso concluímos que a Carnaueira 2010 já é um sucesso total”.

"Carnaval bom é assim"

A realização bem sucedida do Carnaueira, que acontece desde o último sábado 13 e se estende até a terça, 16, foi amplamente ressaltada pelo público. Entre uma fuga e outra dos tradicionais ‘ataques’ de maizena e espuma da juventude municiada, a estudante Jeysimara Dias expressou sua satisfação com o evento. “Frequento o Carnaueira há cinco anos e posso dizer que animação sempre sobrou. Mas este ano o evento está sendo, de longe, o melhor de todos. Espero que o Governo sempre patrocine a festa, deixando-a maravilhosa desse jeito”.

Outra frequentadora de longa data, a agente de saúde Sandra Silveira Santos também sentiu que a festa cresceu. “Todo ano estou aqui. E posso dizer que a agitação e a alegria já estão maiores que as do ano passado. Se o Governo não ajudasse, acho que a prefeitura não teria condições de segurar um evento como esse sozinha. Por isso a organização está excelente e todos estão brincando em paz. Carnaval bom é assim”. Acompanhada da filha e de duas primas, a funcionária pública Aparecida Santos foi outra que ressaltou a excelência da estrutura do evento. “A segurança está excelente, a organização não deixou nada a desejar. A festa está maravilhosa, tanto que me senti confortável para trazer minha família”, disse.

Empenhada em agitar o local muito antes dos blocos saírem, a técnica judiciária Mileise Souza saiu de Aracaju para Itaporanga especialmente para a festa. “Está tudo maravilhoso. A ‘bagunça’ aqui está boa demais. Todo ano marco presença na festa. E se no ano passado o evento já foi ótimo, acho que este ano ele tem tudo para ser melhor ainda”.

Fundo de Patrocínio

O Fundo de Patrocínio, meio pelo qual o Estado forneceu apoio aos municípios e entidades, foi criado pela Secom do Governo de Sergipe em dezembro de 2007 para apoiar e fomentar a execução de projetos culturais e turismo locais, pilares de extrema importância para a sociedade sergipana. A avaliação foi efetuada considerando todos os itens inseridos no Edital Nº 01/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário