segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SSP APRESENTA ENVOLVIDOS COM COCAÍNA ENCONTRADA BOIANDO NO RIO VAZA BARRIS.


As polícias Civil e Militar do estado de Sergipe apresentaram na manhã desta segunda-feira, 8, detalhes da operação em conjunto que culminou com a apreensão na última sexta-feira, 5, de 45 quilos de cocaína pura que estavam boiando nas águas do rio Vaza Barris no povoado Mosqueiro. No desenrolar da operação os policiais prenderam o advogado paulista José Rosano de Amaral e o carioca Aloísio Gomes dos Santos, que têm envolvimento com a droga encontrada e estavam hospedados em um hotel na orla da Atalaia.

“Na ultima sexta-feira recebemos a informação de que havia droga boiando no rio Vaza-Barris, entre o povoado Mosqueiro e a rodovia que dá acesso a praia da Caueira. Policiais militares foram até o local mencionado e comprovaram a informação. O Denarc foi acionado e a partir daí foi feito um trabalho de busca nas margens do rio na tentativa de se achar mais droga”, explicou o comandante do policiamento militar da capital, coronel Maurício Yunes.

Num primeiro momento os policiais civis e militares localizaram 21 quilos da droga. Em seguida os trabalhos foram concentrados na tentativa de se chegar aos donos da substância entorpecente. “Fizemos o levantamento em pousadas e casas alugadas na tentativa de se chegar aos envolvidos. Após informações colhidas, equipes de Radiopatrulha foram até um hotel na orla e lá flagraram José Rosano e Aloísio Gomes saindo do estabelecimento com uma camionete e uma lancha no reboque. Talvez eles fossem tentar fugir ou resgatar parte da droga”, complementou Yunes.

Os acusados possuíam um apartamento alugado na avenida Delmiro Gouveia. No local foram encontradas bolsas similares as que foram achadas boiando com a droga e mais R$ 10.449,00 em espécie. Segundo depoimento prestado à polícia, Aloísio estava em Sergipe há seis meses, enquanto que o paulista José Rosano chegou ao Estado há um mês. Foi comprovado, também, que um terreno baldio que fica em frente ao apartamento alugado foi adquirido pelos acusados. No local a polícia encontrou material para acondicionamento de combustível.

Origem da droga

A cocaína tem origem da Bolívia e pertence ao boliviano da cidade de Santa Cruz, Hard Gomes Vaca, que segundo a polícia deu entrada no Brasil em 11 de dezembro do ano passado. A cocaína tem uma logomarca nos tabletes, um coração com uma cruz no meio.

“Nas margens do rio foi encontrada uma bolsa com documentos do boliviano, inclusive um passaporte que indica que ele entrou no Brasil em 11 de dezembro de 2009. Vamos oficiar a Polícia Federal, para solicitar informações sobre a entrada e a permanência deste estrangeiro no nosso País”, destacou o delegado Flávio Albuquerque.

Destino da droga

De acordo com o depoimento de Aloísio, toda a droga apreendida em Sergipe seria levada por mar para a cidade de Salvador, onde seria comercializada durante o período do carnaval. Para o transporte da droga, seria utilizada a embarcação de nome Milagre, de propriedade de Aloísio e que tem registro na Capitania dos Portos de Sergipe. O barco possui três motores de 300 HP cada um.

“Suspeitamos que a droga foi trazida para Sergipe em pequenas quantidades e depois seria transportada de uma só vez para Salvador. Existe a possibilidade que a quantidade de cocaína seja ainda maior, pois existe a informação de que moradores ribeirinhos guardaram parte da droga”, finalizou Albuquerque. O delegado informou ainda, que as investigações serão aprofundadas e em breve surgiram outras novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário