terça-feira, 9 de março de 2010

DEPUTADO ARNALDO BISPO DEFENDE DEBATE SOBRE USINA NUCLEAR EM SERGIPE.

Foto:  Maria Odília


O deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (9), para fazer um resumo da visita que fez, em conjunto com uma comitiva de jornalistas, representantes do meio ambiente e da área acadêmica e políticos sergipanos, organizada pelo governador Marcelo Déda (PT), à Central Nuclear de Angra dos Reis (RJ). O governo já manifestou interesse que uma das usinas seja instalada em Sergipe e levou comitiva para constatar, pessoalmente, os benefícios deste tipo de geração de energia. Arnaldo Bispo defendeu uma ampla discussão em torno do assunto, tendo em vista os benefícios financeiros

“Achei interessante e fiz opção em fazer parte desta comitiva porque é um tema polêmico. Serão construídas duas usinas nucelares no Brasil: uma delas na região Nordeste. E estão pleiteando os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A usina de Angra dos Reis está montada ao lado do mar e utiliza a água para a refrigeração. Eu faço oposição ao governo, mas não ao desenvolvimento do meu Estado. Tem que tirar essa associação de Energia Nuclear com bomba atômica”, disse.

Arnaldo Bispo colocou ainda que “muita gente não sabe, mas a energia nuclear é usada diariamente, em vários hospitais do mundo, para fazer pesquisas. O que seria da Medicina sem o desenvolvimento da energia nuclear? A radioatividade é perigosa sim, mas quando você visita uma usina você percebe que é a mesma coisa que uma caldeira, só que ao invés dela ser movida a carvão, gás ou outro combustível, ela é movida a urânio enriquecido. Qualquer cidadão pode ter acesso e uma equipe apresentará a usina e explicar teoricamente que lá acontece”.

“Nós respeitamos a diversas opiniões, mas a verdade é que a energia nuclear é um complemento de energia no mundo moderno. Tem risco, sim, mas tudo na vida tem riscos. Hoje a realidade é outra e é preciso um amplo debate neste sentido. Quando as reservas de água baixam, a Usinas Hidrelétricas diminuem a produção de energia; já a energia nuclear é uma constante. Isso não depende do clima. Se tiver um problema, como um apagão por exemplo, a Usina é parada instantaneamente. Nessa visita, semana passada, nós vimos muito profissionalismo e muito compromisso com a alta tecnologia, provando que a energia nuclear pode ser uma nova opção”, completou Arnaldo Bispo.

Apartes – O líder da bancada de oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), disse que “o deputado Arnaldo Bispo está de parabéns porque defendeu seu ponto de vista com competência. Hoje pela manhã eu ouvi uma entrevista do deputado Wanderlê Correia (PMDB) e ele apresentou argumentos fortes. Este é um assunto importante e eu vou me aprofundar. Sugiro que se faça um convite ao governador Marcelo Déda, que é a favor da ideia, para que ele venha à AL e participe de um debate com Wanderlê que é contra”.

Já o deputado Augusto Bezerra (DEM) colocou outro ponto importante: “soube que o investimento para a Usina é de US$ 8 bilhões. E, segundo o deputado Wanderlê, após 40 anos de atividade ela deixa de produzir. Eu não tenho posição firmada ainda, mas quando ela é fechada, aquela área enorme não é radioativa?”, questionou, dizendo que se for verdade, o tempo não é atrativo pelo tamanho do investimento. Arnaldo explicou que na cúpula principal, onde acontece todo o processamento, não há vazamento algum.

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB) também destacou a visita a Angra dos Reis e disse que “foi uma visita independente da posição partidária, mas que interessa ao povo de Sergipe. Foi positivo porque várias lideranças empresariais e formadores de opinião nos acompanharam. Tirou-se o mito do preconceito porque quando se fala em energia nuclear as pessoas logo associam a Chernobyl. Mas as tecnologias utilizadas lá eram ultrapassadas. A Usina Nuclear gera empregos e é uma alternativa de energia para o mundo. Existem 400 Usinas Nucleares espalhadas pelo globo terrestre e nenhum problema foi detectado. Sem contar que existe um Conselho Mundial controlando todas elas. Não acho fundamental se trazer o governador, mas sim promover um debate com um técnico da Eletronuclear e um ambientalista”.

Já a deputada Suzana Azevedo (PSC) seguiu a linha de Garibalde Mendonça e defendeu um amplo debate sobre o assunto. “É um assunto polêmico e não temos conhecimento sobre esta área. Sergipe tem físicos nucleares para debater e estudar este assunto e espero que ele não fique apenas na AL, que tenha a participação da classe empresarial, dos ambientalistas e da sociedade em geral para que possamos tirar as dúvidas que temos. Até para dar mais tranquilidade e segurança à população que não tem muitas informações a respeito. Sou a favor de um grande debate”, disse.

A deputada Conceição Vieira (PT) também revelou que a experiência de visitar as Usinas de Angra dos Reis foi interessante. “Por muito tempo militei dando aula geografia e sempre fui contra. Mas é tempo de mudanças de paradigmas. O mundo mudou muito nos últimos anos. É importante o debate e a sociedade realmente tem que participar mais. Sugiro que a AL utilize a Escola do Legislativo até para a realização de um Forum sobre o assunto, com as presenças de cientistas e ambientalistas. Até porque é esta Casa que vai definir tudo, lá na frente. Nossa Constituição Estadual não permite a instalação deste tipo de Usina em Sergipe. Caberá aos deputados fazer esta alteração”.

A deputada Celinha Franco (DEM) destacou o discurso de Arnaldo Bispo e disse que “agradeço o governador Marcelo Déda por ter convidado um membro da oposição para acompanhar a visita e está claro que os Democratas não são radicais e estão preocupados com o desenvolvimento do Estado. Acho interessante esse entendimento para se trazer novos conhecedores do assunto. Precisamos discutir isso com a sociedade, até para que as pessoas possam tirar suas dúvidas”.

Por fim, o deputado Paulinho Filho (PTdoB) elogiou Arnaldo Bispo. “O senhor é um homem estudioso e este é um tema importante. Sou a favor de um grande debate sobre o assunto e confesso que ainda não tenho opinião formada ainda. Vou me aprofundar e tenho certeza que chegaremos a um entendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário