quarta-feira, 17 de março de 2010

INÁCIO BARBOSA É HOMENAGEADO NOS 155 ANOS DA CIDADE DE ARACAJU.

Foto:  Jorge Henrique

O dia nasceu ensolarado para celebrar o aniversário da capital mais jovem do Nordeste, Aracaju, que completa nesta quarta, dia 17, 155 anos. Após a missa celebrada na Colina do Santo Antônio, o prefeito Edvaldo Nogueira, o vice-prefeito Silvio Santos e o governador Marcelo Déda seguiram para a praça do Mini- Golf, onde está localizado o obelisco em memória ao fundador da cidade, Ignácio Joaquim Barbosa, que transferiu a sede da antiga província de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju, em 1855.

O início da cerimônia se deu com o hasteamento das bandeiras de Aracaju, de Sergipe e do Brasil. O ato ocorreu ao som do Hino Nacional, que foi executado pela banda de música do 28º Batalhão de Caçadores, acompanhada por 60 crianças do grupo Coral Talentos da Escola de Artes Valdice Teles. O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu da aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, Vanessa Lisandra Santos Bonfim, a tocha que ascendeu a pira em homenagem ao fundador da cidade Ignácio Joaquim Barbosa.

Depois, ao som da Marcha Fúnebre executada pela banda da Polícia Militar de Sergipe, o prefeito e o governador depositaram flores no obelisco. Houve ainda o toque de silêncio seguido de uma salva de tiros executado pelo Polícia Militar, fato que simbolizou a homenagem a Ignácio Barbosa. O momento foi acompanhado por alunos de diversas unidades de ensino municipais e estaduais sediadas na capital.

"Aqui podemos homenagear um dos maiores sergipanos que essa terra já viu. Apesar de ter governado por um período curto, Ignácio Barbosa teve coragem para mudar uma capital. Sem esse gesto, o Estado não teria se desenvolvido tanto", ressaltou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Ignácio Barbosa

Nascido no Rio de Janeiro, Ignácio Joaquim Barbosa (1821 - 1855) presidiu a província de Sergipe de 1853 a 1855, ano em que elevou o Povoado do Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade de Aracaju, transferindo a capital de São Cristóvão para a região portuária do rio Sergipe. A cidade foi planejada em forma de tabuleiro de xadrez pelo engenheiro José Basílio Pirro e, desde então, transformou-se na sede política, administrativa e comercial do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário