segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHER COMANDA PELA PRIMEIRA VEZ UM BATALHÃO DA PM.


O Dia da Mulher de 2010 ficará marcado na história da Polícia Militar de Sergipe. A tenente-coronel Araci Ferreira Fontes assumiu na manhã desta segunda-feira, dia 8, em Aracaju, o comando do 8º Batalhão de Policiamento Comunitário (8º BPCom). É a primeira mulher será comandante de um batalhão operacional nos 175 anos de existência da corporação.

A solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral da PM, no Centro. O comandante geral da PM, coronel José Carlos Pedroso, frisou o ato simbólico da passagem de de cargo ocorrer no Dia Internacional da Mulher. "As mulheres vem conquistando a cada dia o seu espaço na sociedade com competência e firmeza e na PM não seria diferente. Isso é uma evolução crescer", ressaltou.

O comandante também destacou o papel exercido pelo tenente-coronel Robson Ornellas ao longo de dois anos à frente do 8º BPCom e desejou êxito à nova gestora. "Após suas merecidas férias, o coronel Robson logo receberá uma nova missão à altura do seu perfil, de um profissional competente e dedicado. Á comandante Araci, todos os meus votos de sucesso", resumiu.

A oficial também foi a primeira na existência da PM a Companhia de Policiamento de Radiopatrulha (CPRp), em 2000. Além disso, Araci já teve importantes funções no Estado Maior Geral e foi subcomandante de unidades como o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), e na extinta Companhia de Policiamento Feminino (CPFem).

A tenente coronel Araci revelou a emoção de receber a incumbência do Comando da Capital e prometeu total dedicação. "Sei da complexidade da missão, mas estou ciente de que me qualifiquei ao longo desses 19 anos de carreira para poder fazer sempre mais pela minha Polícia Militar e para a população. Como mulher, acho que essa é uma conquista natural e possivel a todas".
Tenente Coronel Araci

A militar, que entrou na PM em 1991, tem 37 anos de idade, é viuva e tem dois filhos. Ela participou do Curso de Formação de Oficiais na Academia da PM de Pernambuco e há poucas semanas concluiu o Curso de Especialização em Segurança Pública pela Academia da PM da Paraíba, entre outras capacitaçãoes à qual foi submetida ao longo da carreira.

O 8º Batalhão Comunitário engloba 480 policiais militares distribuidos em quatro companhias e abrange 29 bairros de Aracaju, como o Centro, São José e Siqueira Campos e todo o município de Barra dos Coqueiros. "Ao longo de dois anos conseguimos melhorar e ampliar o serviço prestado e esperamos que a colega Araci faça ainda mais e melhor", reforçou o coronel Robson.

O ato de passagem de comando contou com a participação do comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Maurício Iunes, ao qual o 8º BPCom é vinculado, além de comandantes e representações de tropa de unidades outras comunitárias e especializadas sediadas na região metropolitana, como Batalhão de Choque e Comando de Operações Especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário