terça-feira, 9 de março de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU INICIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A.

Nessa segunda-feira, 8, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a vacinar contra a gripe A todos os trabalhadores da área de saúde que atuam na Atenção Básica e que têm a responsabilidade de assistir os pacientes possivelmente contaminados pelo vírus da Influenza A (H1N1). Somente no primeiro dia de vacinação, mais de 300 trabalhadores foram imunizados.
Além da Atenção Básica, também estão sendo imunizadas nesta primeira etapa as equipes da Rede de Urgência e Emergência que atuam nos hospitais municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul), além do Samu - 192. "É bom ressaltar que as vacinas foram encaminhadas para todas as unidades, ou seja, ninguém precisa se deslocar para ser vacinado", informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalcante, acrescentando que o número de doses já aplicadas nos funcionários da Rede de Urgência e Emergência ainda não foi contabilizado.

Todas as medidas adotadas seguem as determinações do Ministério da Saúde (MS), que coordena a estratégia de vacinação em todo o país. A campanha será realizada em cinco etapas, cada uma delas destinada a um público específico. Na primeira etapa, que vai de 8 a 19 de março, serão imunizados trabalhadores da rede de assistência à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, a exemplo de equipes de limpeza, recepcionistas, médicos, enfermeiros e trabalhadores de laboratórios. A população indígena também receberá a dose nesta fase da mobilização.

A segunda etapa ocorre de 22 de março a 2 de abril e tem como público-alvo gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha.

A terceira etapa, voltada para a população de 20 a 29 anos, ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril. Na quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos. A ação acontecerá no mesmo período da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum. Por fim, a quinta etapa é voltada à população de 30 a 39 anos e vai de 10 a 21 de maio.

O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 81 milhões de pessoas contra a gripe: 62 milhões contra a pandemia e 19 milhões contra a sazonal. "Se houver alterações na situação epidemiológica do país, uma quinta etapa poderá ser criada para imunizar outros grupos de pessoas", explica Taíse Cavalcante.

Doses

Aracaju já recebeu 5.440 doses de vacina, o equivalente a 1% da população aracajuana. "O quantitativo foi determinado pelo Ministério da Saúde, que enviou as doses de acordo com a população. Ao município cabe a execução do trabalho. Com a aproximação das demais etapas, as doses vão chegando à cidade", detalha a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com Taíse Cavalcante, o município tem atuado em várias frentes contra o vírus da nova gripe. "Estamos mantendo em funcionamento os serviços de saúde envolvidos na resposta a essa doença, bem como o tratamento dos doentes, sempre buscando diminuir o risco de morte associado aos grupos acometidos pela enfermidade durante a primeira onda pandêmica", relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário