segunda-feira, 22 de março de 2010

PROGRAMA RESSOCIALIZA JOVENS QUE COMETERAM ATOS INFRACIONAIS.

Depois de dois anos cumprindo medidas socioeducativas no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), o jovem R.A.S., de 21 anos, venceu o preconceito ao sair da unidade e começou a reconstruir sua história. Encaminhado pelo Programa de Egressos das Medidas Socieducativas de Sergipe (Pemse) da Fundação Renascer, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), hoje ele estuda e já se inseriu no mercado de trabalho.

"Graças ao Pemse, sou jovem aprendiz da Secretaria de Estado da Administração e tenho muita satisfação em dizer isto. Pretendo adquirir muito conhecimento na Secretaria e usar esse aprendizado em minha vida profissional. Estou há dois anos desligado do Cenam e, quando fiquei sabendo do programa, não pensei duas vezes. Procurei a Fundação Renascer para tentar uma vaga de jovem aprendiz", relata o garoto.

Iniciado há cerca de seis meses, o Pemse atende a jovens egressos de unidades socieducativas para auxiliá-los no processo de integração social, fornecendo orientação e subsídios para o exercício da cidadania. Dessa forma, é possível evitar a reincidência dos adolescentes no cometimento de atos infracionais.

De acordo com a coordenadora e assistente social do Pemse, Sheila Lara, a Fundação Renascer registrou que parte dos jovens assistidos retornavam à instituição após o cumprimento da medida socieducativa.

Para solucionar o problema, a solução encontrada foi inserir os adolescentes no mercado de trabalho na modalidade 'Jovem Aprendiz'. Assim, a iniciativa cumpre a tarefa de ressocializá-los através da geração de oportunidades de emprego. Cada jovem trabalhador recebe uma bolsa de meio salário mínimo, paga pela Fundação Renascer.

Ampliação

Até o final do ano, o Pemse ofertará 30 vagas de estágio para os egressos do Centro de Atendimento ao Menor. Atualmente, a Seides desenvolve o programa em parceria com a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), incluindo o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac).

“A Fundação Renascer está em negociação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para firmar uma parceria e oferecer cursos profissionalizantes aos egressos", informa a coordenadora do Pemse, Sheila Lara, ao destacar que todo o trabalho realizado tem como base fundamental a garantia de direitos estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Metodologia

O programa atende a 27 jovens entre 14 e 24 anos. Periodicamente acontecem reuniões e visitas são feitas aos locais de trabalho de cada beneficiado. "O programa é fundamental para que o jovem acredite em suas capacidades e entenda que ele é capaz de exercer qualquer função. O programa não é obrigatório. Na verdade, o jovem precisa demonstrar interesse em participar, e estar estudando", explica a coordenadora.

O adolescente M.S.N, de 16 anos, é jovem aprendiz da Seides e também integrante do Programa de egressos. "Sempre tive vontade de trabalhar para ter meu próprio dinheiro e comprar o que gosto. Estou aprendendo muito com o meu emprego. Trabalho pela manhã e estudo à noite. Não quero fazer outra coisa na minha vida. A partir de agora é só trabalhar e estudar", garante.

O estágio tem duração diária de quatro horas, de segunda a sexta-feira. O período de vigência é de um ano e pode ser renovado por igual período. "O adolescente inserido no projeto é acompanhado pelo técnico do programa, que observa sua frequência, comportamento e aproveitamento no estágio. O adolescente que tiver o quantitativo de faltas superior a cinco dias consecutivos, sem justificativa prévia, é desligado do estágio", esclarece Vilma Valois, coordenadora dos adolescentes na Sead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário