quarta-feira, 24 de março de 2010

PROJETO DE ARBORIZAÇÃO SERÁ APRESENTADO SEXTA-FEIRA PELA PREFEITURA DE ARACAJU.

Ampliar e conservar a massa arbórea de Aracaju, elevando, dessa maneira, a qualidade de vida da população é o principal objetivo do ‘Plantando Cidadania 2010'. O projeto de arborização, que será apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira nesta sexta-feira, dia 26, às 8 horas, no Parque Augusto Franco (Sementeira), é mais uma ação que integra as comemorações do aniversário da cidade.
A meta é plantar 30 mil mudas de árvores este ano de norte a sul da capital, em vários espaços, incluindo ciclovias, praças e canteiros. Idealizado pela Prefeitura de Aracaju e executado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o ‘Plantando Cidadania' busca melhorar o microclima da cidade, reduzir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, além de contribuir para o embelezamento da cidade.

A presidente da Emsurb, Lucimara Passos, conta que o projeto, lançado em 2009, foi responsável pelo plantio de 6 mil mudas, sendo que o objetivo inicial era plantar 5 mil. "Este ano, a proposta é ainda mais ousada e o planejamento do plantio está mais detalhado. Ampliamos as discussões com a criação do Comitê Consultivo de Arborização, que conta com a participação de representantes da sociedade civil, órgãos públicos e universidades", afirma.

Lucimara adianta que, no dia da apresentação do projeto, haverá uma exposição de plantas feitas em biopotes, embalagens que não agridem o meio ambiente, assim como aconteceu na Rua Viva. O evento contará com a participação de alunos de diversas escolas públicas e privadas.

Estratégias

Segundo o gerente de áreas verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, há uma grande quantidade de árvores que estão com a vida útil comprometida. "Por isso, estamos fazendo um trabalho preventivo, intercalando as antigas espécies com novas, que irão substituir as primeiras num futuro próximo", explica.

Serão plantadas tanto mudas frutíferas como de outros tipos, que se adaptam facilmente ao clima, à umidade e às condições do solo da capital. Especialmente as frutíferas serão plantadas nas praças e em áreas que não causem risco à população, como na Zona de Expansão, por exemplo. Haverá também o plantio de árvores em todas as escolas públicas com espaço físico disponível. Entre os tipos de mudas a serem plantadas estão a espatódea, caraíba, algodão da praia, ipê rosa, mangabeira, pau-brasil e cajueiro.

Benefícios

Francisco Ney enfatiza que o ‘Plantando Cidadania' é benéfico para a cidade em todos os aspectos, pois além de contribuir para a purificação do ar e o sombreamento, a arborização tem influência direta na redução da temperatura na cidade. Mas, para que o plantio de árvores seja realmente revertido em todos esses benefícios, é necessário conscientizar a população. Para Ney, é preciso que as pessoas tenham mais amor à natureza, adotando uma árvore e entendendo sua importância para a melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário