segunda-feira, 22 de março de 2010

REDUÇÃO NOS CASOS DE DENGUE CHEGA A 96% EM ARACAJU.

Foto:  André Moreira

Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 22, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, apresentou dados positivos que refletem o sucesso do trabalho realizado pelas equipes de combate à dengue. De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), referente ao meses de janeiro a março deste ano, Aracaju registrou nesse período o menor número de casos confirmados de dengue nos últimos 10 anos.

Desde 2001, os números nunca foram tão positivos. Neste primeiro trimestre foram apenas 38 casos notificados. Desses, dois são de pessoas que já vieram infectadas de outros estados. Em comparação ao ano passado, foi registrada uma significativa redução de 96% no número de casos confirmados nesses três meses. Já os casos notificados caíram em 92,5%.

Animado com os avanços apresentados, o prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que a vitória alcançada só foi possível graças à intensificação das ações. "Durante as comemorações do aniversário de 155 anos de Aracaju, nós festejamos muito. Mas não nos descuidamos, pois mutirões de combate à dengue percorreram o bairro América, por exemplo, para conscientizar a população", disse o prefeito durante a coletiva.

Ele explicou ainda que o período atual requer mais cuidado. "Nossa meta sempre tem sido o combate e a manutenção do controle quanto à proliferação do Aedes aegypti e, nesse sentido, nossa ação tem sido sistemática. Apresentamos uma grande vitória, mas o momento não é de comemorar, e sim de intensificar as atividades. As chuvas de março são perigosas e neste período todo cuidado é pouco", afirmou Edvaldo.

Focos

Apesar dos dados positivos, um fato alarmante tem dificultado o trabalho integrado das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) (Semasc) e Educação (Semed) e das Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb), que integram a força-tarefa contra a dengue. Nos três meses de trabalho não foi encontrado nenhum foco nos terrenos baldios, e praticamente 100% dos criadouros de dengue estão dentro das casas.

Cerca de 71,2% dos focos estão nos depósitos de água ao nível do solo, ou seja, as lavanderias, enquanto nos ralos, considerados pequenos depósitos fixos, o número chega a 24,6%. O bairro em situação mais grave é o Cidade Nova, cujo índice de infestação predial passou de 3,4 para 6,9.

"Os loteamentos Pau Ferro, Japãozinho e Cigana são os locais mais afetados. E todos os focos encontrados estão presentes nas lavanderias. É um local difícil, porque como o abastecimento é precário, as pessoas precisam armazenar água. As equipes da força-tarefa estão intensificando a conscientização, informando que é necessário limpar com frequência os reservatórios", disse o prefeito.

Outros bairros em situação mais crítica são o Santa Maria, onde o índice de infestação passou de 0,6 para 4,4, e Coroa do Meio, onde o índice subiu de 2,8 para 4,6. Os bairros Capucho e Santos Dumont apresentaram 4,5. Nesses quatro locais, as lavanderias e pequenos depósitos também são os grandes vilões.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue da SMS, Taíse Cavalcante, disse que a maior aliada no controle da infestação é a informação. "A próxima campanha de combate à dengue terá o slogan ‘Todo cuidado é pouco. Não deixe a dengue morar na sua casa'. A ação da prefeitura existe, mas se o foco está nas casas, temos que intensificar cada vez mais o trabalho de conscientização", afirmou a coordenadora.

Ações

Devido à iminência das chuvas de março, a PMA traçou um plano estratégico de combate e prevenção à reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além dos já tradicionais mutirões de limpeza, os agentes comunitários de saúde intensificarão as visitas domiciliares e colocarão selos dentro das casas com informações importantes sobre os cuidados e prevenção.

As residências com resultados positivos continuarão sendo monitoradas pelos agentes e a PMA continuará aplicando o UBV costal nos locais de difícil acesso ao veículo fumacê. Segundo o prefeito, ações como essa vão garantir a vitória na batalha contra a dengue. "O combate não é fácil. Tivemos até que trocar o larvicida utilizado, porque o mosquito já criou resistência ao que vínhamos utilizando. São as atividades integradas que ajudarão a diminuir o índice de infestação e a controlar a endemia", disse Edvaldo.

Assistência

Como parte das ações conjuntas de prevenção, a PMA, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também oferece atendimento especial aos pacientes com suspeita ou confirmação de dengue.

"Além das salas de hidratação que são mantidas nas 43 Unidades Básicas de Saúde da Família, os hospitais da Zona Norte e Sul continuam coletando sangue para o diagnóstico precoce. Além disso, os profissionais das equipes de saúde da família e da rede de urgência e emergência receberão novas capacitações", garantiu o secretário municipal da SMS, Marcos Ramos.

Comunicação

Além das estratégias de prevenção e atendimento aos pacientes, a mobilização social também é fundamental no processo de combate à dengue. Por isso, a PMA divulga semanalmente para a imprensa um relatório com dados epidemiológicos e utiliza espaços na mídia para reforçar as ações de educação, comunicação e informação acerca do controle do vetor.

"Materiais informativos são importantes neste momento, pois são o instrumento de sensibilização da sociedade. Uma parceria muito boa nesse sentido está sendo feita com a Secretaria da Educação para que os cuidados sejam divulgados nas escolas das redes municipais, estaduais e particulares. Quando a criança ou adolescente chega em casa com as informações, os pais escutam e tratam de colocar em prática. E assim vamos disseminando o trabalho em equipe junto com a sociedade", afirmou Edvaldo Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário