terça-feira, 30 de março de 2010

"RUA NÃO É CASA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES", DIZ A DEPUTADA ANA LÚCIA.

Foto:  Maria Odília

A Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes - Criança não é de rua - foi tema de pronunciamento da deputada estadual Ana Lucia (PT) nesta manhã, 30, na tribuna da Assembléia Legislativa. A parlamentar, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente no Estado de Sergipe, destacou a mobilização local que acontece nesta tarde, em Aracaju, coordenada pelo Fórum da Criança e do Adolescente de Sergipe – Fórum DCA/SE.

“A rua não é casa para crianças e adolescentes”, afirma a deputada, que participa da grande caminhada, com saída da Praça General Valadão, às 15h, que culminará com o ‘Abraço’ em frente à Alese.

A deputada petista apresentou dados que refletem a realidade da situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes no Estado e ressaltou a necessidade de uma articulação, em nível nacional, da sociedade civil organizada e do poder público para encontrar uma resposta eficaz aos anseios de milhares de crianças que aguardam uma proposta concreta para deixar de morar nas ruas e praças do país.

“De acordo com dados de Aracaju referentes ao ano de 2007, de uma população de 505.286 mil habitantes, 384 pessoas correspondem à população de rua, ou seja, 0,76% da população geral. Desse índice, 130 tem idade entre zero e 18 anos. Isso significa que, 34% da população de rua são crianças e adolescentes, o que corresponde a 0,28% da população total”, explica Ana Lucia.

Segundo a deputada, entre os fatores que levam a criança e o adolescente à situação de rua estão os conflitos familiares (famílias monoparentais, situações de vulnerabilidade social e pessoal, e violência doméstica), a busca pela subsistência e a pouca atratividade da escola.

“Essas crianças e adolescentes estão expostas a muitos riscos, como o uso e abuso de substâncias psicoativas, à violência física, psicológica e sexual, e o rompimento dos vínculos familiares e comunitários, entre tantos outros”, enfatiza.

Para a deputada Ana Lucia, é importante a atuação e o empenho da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Sergipe no sentido de apontar caminhos e contribuir para a promoção e construção de alianças e formação da rede social, bem como a realização de seminários regionais que visem ampliar a discussão sobre a educação social de rua e estimular ações de garantias à convivência familiar e comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário