quarta-feira, 10 de março de 2010

SSP ENTREGA 25 CARABINAS PARA TROPAS ESPECIALIZADAS E DO INTERIOR.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) repassou 25 carabinas e 1500 munições do calibre 556 à Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, dia 10. O armamento será empregado em unidades militares especializadas e reforçará a capacidade de resposta dos batalhões da PM no interior do estado.

O secretário João Eloy de Menezes entregou pessoalmente as armas e munições ao comandante geral da PM, coronel José Carlos Pedroso Assumpção. O ato ocorreu na sede da SSP e contou com oficiais de diversos setores. O material foi adquirido com recursos do Governo de Sergipe, num investimento superior a R$ 120 mil.

"É fundamental continuarmos aplicando recursos na modernização das nossas polícias, seja através de armas, de viaturas ou de imóveis e equipamentos. Isso também complementa a valorização do profissional, buscada através da melhoria dos vencimentos, da capacitação e das condições de trabalho", frisou João Eloy.

Na distribuição do novo lote foram privilegiadas as unidades que atendem os municípios do interior de Sergipe. "São 15 carabinas para o Grupamento Ações Táticas do Interior (Gati) e para os Batalhões da PM em Propriá, Itabaiana, Canindé de São Francisco, Estância e Lagarto", relacionou o coronel Pedroso.

Outras 10 armas irão reforçar o Batalhão de Choque (BPChq) e o Comando de Operações Especiais (COE), sediados na capital, mas que atendem a ocorrências de maior complexidade em todo o território de Sergipe. "Essa é mais uma etapa da renovação e ampliação de armamento da PM e da Polícia Civil", lembrou o comandante-geral.

Segundo o secretário da Segurança Pública, com mais essas 25 carabinas, a Polícia Civil e a Polícia Militar somam cerca de 100 armas de longo alcance já entregues em pouco mais de um ano. "O calibre 556 é hoje um das mais utilizados pelas tropas especializadas pela praticidade e poder de ação", afirmou.

Para o sargento Valdson Santos Castro, do BPChq, a carabina 556 é uma arma adequada para o trabalho policial, especialmente em ocorrências de confronto mais intenso com bandidos. "Esse tipo de arma é utilizado até pela Força Nacional de Segurança Pública e Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", comentou o militar.

As carabinas 556 adquiridas são semi-automáticas e permitem tiros intermitentes. Elas possuem coronha rebatível e encaixe para um bipé. Ainda de acordo com o fabricante, elas pesam até 4 kg quando carregadas e cada carregador abriga até 30 munições, que podem ser trocados rapidamente pelo policial.

Presenças

A reunião de entrega da carga contou com o secretário-adjunto da SSP, coronel Aelson Resende, o comandante do Policiamento Militar da Capital, coronel Maurício Iunes, o subcomandante do Interior, tenente-coronel Lúcio Monteiro, e os comandantes do BPChq, tenente-coronel Adolfo Menezes, e do COE, major Sílvio Aragão.

Também prestigiaram o ato os diretores do Departamento Administrativo-Financeiro (DAF) da SSP, Jocélio Fróes, do Departamento de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae), Danilo Goulart e o coordenador da Polícia Civil no Interior, delegado Fernando Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário