terça-feira, 18 de maio de 2010

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO EM SIMÃO DIAS.

Foto:  Wellington Barreto

A saúde pública de Sergipe deu mais um importante passo para a concretização do processo de descentralização dos serviços ofertados aos usuários do SUS. Com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pedro Valadares, ocorrida na última segunda-feira, 17, em Simão Dias, a população do município e demais localidades do território Centro-Sul passam a contar com atendimento mais resolutivo no que se refere às demandas de baixa e média complexidade.

A estrutura da UPA 24 horas deixou admirados os moradores de Simão Dias, que visitavam as instalações da nova unidade durante a solenidade de inauguração. Ao andarem pelas alas, a esperança de melhoria dos serviços de saúde era expressa pelo olhar surpreso das pessoas e dos profissionais de saúde que já faziam parte da equipe do antigo hospital local.

A técnica de enfermagem Danúbia Aparecida, por exemplo, não reconheceu a unidade quando nela entrou, instantes antes da inauguração. “É a primeira vez que estou entrando no hospital depois da reforma e vejo que está tudo novo. Não foi aproveitado nenhum equipamento da estrutura antiga”, disse a profissional de saúde, completando que a equipe será ampliada para melhorar o atendimento aos pacientes.

Para o servente de pedreiro, Júlio César Santana, a UPA 24 horas representa comodidade e segurança para a família dele. “Tenho uma mulher e duas filhas pequenas. Sempre que precisávamos de atendimento, tínhamos que recorrer aos serviços de Lagarto ou Aracaju. Agora, se precisarmos de um exame de raio-X, poderemos fazer aqui mesmo, perto de casa”, comemorou Santana.

Já a senhora de 61 anos, Geruza Corrêa, saiu de Simão Dias em 1968 e foi morar no Rio de Janeiro para trabalhar como costureira. Há muito tempo não visitava a cidade natal e, agora, em visita a familiares, ficou surpresa com o novo equipamento de saúde entregue pelo governador Marcelo Déda. “Nunca imaginei que nossa cidade pudesse receber um hospital com todos esses aparelhos médicos de primeiro mundo”, admirou-se a costureira.

Segundo o prefeito de Simão Dias, Denisson Déda, a nova unidade vai proporcionar um atendimento mais preciso na parte de urgência e emergência. “Embora as equipes de saúde e as associações beneficentes se desdobrassem para prestar os serviços da melhor forma possível, as instalações não eram propícias para um bom atendimento. Não se compara a tecnologia do novo prédio e dos equipamentos com o que tínhamos antes”, afirmou o prefeito.

No mesmo município, já foi entregue uma base descentralizada do Samu 192 Sergipe e estão em fase de implantação duas Clínicas de Saúde da Família (CSF), sendo uma na sede da cidade e a outra no povoado Triunfo. A base, inaugurada em dezembro do ano passado, funciona com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e também presta atendimento pré-hospitalar móvel de urgência a Riachão do Dantas, além de dar suporte a Tobias Barreto e Poço Verde.

Serviços e fluxo de atendimento

A capacidade de atendimento da UPA 24 horas de Simão Dias é de 200 pacientes por dia. Com 20 leitos, a unidade oferecerá serviços de urgência e emergência com sala de estabilização, acolhimento com classificação de risco, centro cirúrgico e obstétrico, internamento adulto e infantil, apoio terapêutico e diagnóstico com eletrocardiograma, raio-X e laboratório de análises clínicas.

As UPAs 24 horas integram a Política Nacional de Atenção às Urgências, cujo conceito foi absorvido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implantada pelo Governo de Sergipe em 2007. Já somam três as unidades deste tipo contemplando os municípios de Porto da Folha e Boquim, além de Simão Dias. Mais seis estão em implantação: Poço Redondo, São Cristóvão, Neópolis, Canindé do São Francisco, Tobias Barreto e Itabaianinha.

Com essas novas unidades hospitalares em funcionamento no interior, juntamente com o trabalho de regulação do Samu 192 Sergipe, haverá uma diminuição na demanda encaminhada ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. “Os casos menos complexos não serão mais transferidos para a capital, fazendo com que os pacientes permaneçam mais perto de seu domicílio”, explicou Edvaldo Santos, superintendente do Samu estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário