terça-feira, 4 de maio de 2010

LANÇADA A 27ª EDIÇÃO DOS JOGOS DA PRIMAVERA.

Foto:  Juarez Silveira

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançou na manhã desta terça-feira, 4, no auditório do Banese, a 27ª edição dos Jogos da Primavera. A competição irá reunir cerca de 20 mil alunos atletas de escolas das redes federal, estadual, municipal e particular de ensino. Na ocasião, a professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física (DEF), presidiu a solenidade.

“Os Jogos da Primavera é o maior evento esportivo escolar do estado. Desde o ano de 2007 o evento foi resgatado contando com nove mil inscritos. Esse número foi crescendo a cada edição dos jogos e nossa expectativa é que tenhamos hoje mais de 20 mil inscritos”, afirmou a professora Auxiliado Pires.

A professora revelou ainda que todo esse sucesso é fruto do compromisso do Governo de Sergipe, que acredita que o esporte é um forte aliado da educação. “A prática esportiva estimula a socialização, eleva a autoestima e colabora na formação de um cidadão pleno e participativo. Os alunos ficam orgulhosos ao representar Sergipe em competições nacionais e procuram cada vez mais superar dificuldades para fazer bonito nas competições”, declarou diretora do DEF.

Também prestigiou a solenidade de lançamento dos Jogos da Primavera o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento. Ele frisou a importância do esporte para o indivíduo. “É uma honra para o Banese apoiar esse evento que desenvolve a prática esportiva em Sergipe. Fui atleta e reconheço o benefício que o esporte traz para o desenvolvimento físico e intelectual do jovem. A Seed está de parabéns em promover um evento de tal magnitude”, disse Saumíneo.

Formatação

Durante a solenidade o assessor do DEF, professor Gladston Lisboa apresentou toda a formatação dos jogos. “A etapa estadual dos jogos será disputada em duas fases. Na primeira, que já teve início no dia 30 de abril e vai até 19 de junho, os alunos atletas competem nas modalidades coletivas Futsal, Handenbol e Voleibol, distribuído em 12 regionais”, informou.

As seletivas das escolas da capital ocorrerão dentro dos Jogos Escolares da TV Sergipe. “Já no interior do estado, nos municípios de Carmópolis, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro acontecerão duas seletivas. Em Estância, Itabaiana, Gararu, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Glória ocorrerá uma seletiva para o campeonato”, explicou Gladston Lisboa.

A segunda etapa ocorrerá de 11 a 23 de agosto, quando os times e atletas que passaram pelas seletivas competirão nas modalidades de Atletismo, Atletismo Adaptado, Basquetebol, Capoeira, Capoeira Adaptada, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Natação Adaptada, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez nas categorias A, 12 a 14 anos, B, 15 a 17 anos, e C, 18 a 20 anos.

Para a categoria C não haverá processo seletivo nas modalidades coletivas; todas as equipes inscritas na segunda etapa participarão da competição. Nesta categoria não serão realizadas as competições de Karatê, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Taekwondo e Tênis de Mesa.

Homenagens

Os alunos que foram destaque na etapa nacional das olimpíadas escolares foram homenageados durante o lançamento dos jogos, a exemplo de Joairlaine Silva, aluna do Colégio Estadual Costa e Silva, medalha de prata no arremesso de peso, nos jogos de Maringá (PR). “Foi uma honra levar Sergipe ao pódio. Estou me dedicando mais ainda, pois este será o meu último ano escolar e quero conquistar o ouro para Sergipe”, disse a aluna.

Empolgado também estava o atleta do Colégio Dinâmico, Matheus Sedrez, ganhador da medalha de bronze nas competições de Poços de Caldas. “Os Jogos da Primavera me incentivaram muito. Não posso deixar de dizer que foi graças a esse campeonato que conquistei o bronze em Minas Gerais e fui convocado para fazer um teste na seleção brasileira juvenil de voleibol”, afirmou o aluno.

O Para-atleta Ítalo Prata também atribui aos Jogos da Primavera o seu êxito nas para olimpíadas que ocorreu em Brasília. O aluno conquistou a medalha de ouro na natação. “Essa conquista foi fruto de muito treino e apoio que tive do meu professor e da minha escola. A minha participação nos Jogos da Primavera foi fundamental, pois me deu autoconfiança para colocar Sergipe no lugar mais alto do pódio”, revelou o aluno.

Escolas homenageadas

Na categoria A, receberam o certificado de honra ao mérito alunos da Escola Municipal Presidente Vargas, que conquistou medalha de bronze no handebol feminino; o Colégio Dinâmico, que ganhou o Bronze no voleibol masculino; e o Colégio Máster que conquistou a medalha de prata nos 200 medley com a aluna Rebeca Silva.

Na categoria B, receberam a homenagem alunos do Colégio Estadual Costa e Silva, que ganhou prata em arremesso de peso, do Colégio Criarte, que conquistou a medalha de ouro no Futsal e o Colégio Amadeu, representado pelo aluno Gabriel Arimatéia, medalha de prata nos 100 metros borboleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário