domingo, 16 de maio de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU REALIZA CAFÉ DA MANHÃ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GARI.

Foto:  André Moreira

Os mais de mil garis que limpam a capital sergipana deixaram de lado suas vassouras e pás de lixo para festejar o dia 16 de maio, data em que é comemorada a profissão. A Prefeitura de Aracaju realizou um café da manhã com sorteios de brindes, jogo de futebol, forró pé-de-serra e a apresentação cultural do grupo de teatro Stultífera Navis. O evento aconteceu na manhã de ontem, dia 15, no Parque Augusto Franco (Sementeira).

"A comemoração do Dia do Gari marca a valorização desses profissionais que diariamente estão nas ruas limpando a cidade. Os garis representam muito para a sociedade, pois eles também são responsáveis pela qualidade de vida de Aracaju, contribuindo para reduzir o impacto ambiental causado pelo lixo e os ricos à saúde pública", destacou a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Dantas Passos, que na ocasião esteve representando o prefeito Edvaldo Nogueira.

Satisfação

Pedro Correia de Oliveira, que trabalha há dois anos como gari, falou da satisfação de ter sua profissão lembrada. "Estou muito feliz em participar dessa festa", contou. "Sei da importância do meu trabalho porque deixo a cidade mais limpa. As pessoas devem respeitar a nossa atividade e não jogar o lixo na rua", disse o gari, que durante a festa de comemoração foi contemplado pelo sorteio com um vale de R$ 50,00.

Há quatro anos varrendo e retirando o acúmulo de lixo das ruas, praças, calçadas e demais logradouros públicos, o gari Antônio Nascimento da Silva não deixou escapar a emoção da festa em homenagem aos agentes de limpeza. "É como comemorar meu aniversário. Acho que todos gostaram muito do café da manhã e de tudo que aconteceu. Foi um dia diferente e divertido", registrou.

Dia do Gari

No dia 5 de janeiro de 2004, o Dia do Gari começou a fazer parte do calendário de comemorações oficiais do município de Aracaju, através da Lei Municipal 3.150. A data é dedicada aos profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam, lavam e desinfetam vias públicas.

O nome gari também é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que no século XIX se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, ao firmar com o Ministério Imperial contrato, em 11 de outubro de 1876, para organizar o serviço de limpeza da "cidade maravilhosa", instituindo, assim, a profissionalização da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário