quarta-feira, 12 de maio de 2010

REUNIÃO DISCUTE CRIAÇÃO DE COOPERATIVA.

Visando formar uma Cooperativa, a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, realizou na manhã desta quarta-feira, 12, uma reunião com os catadores de materiais recicláveis do município. O evento aconteceu no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede da cidade.

Na ocasião, estiveram presentes os secretário da pasta, Manoel Messias, o promotor de justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Sandro Costa, o responsável pelo Programa de Defesa Comunitária do MPE e coordenador da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), José de Aragão Brito, e a secretária municipal da Saúde, Maria Cecília Araújo.

Segundo Manoel Messias, o encontro foi baseado na preocupação que a Prefeitura de Socorro tem em resgatar uma associação dos catadores, que já existia, para transformá-la em uma cooperativa. “Com essa organização, a administração do município objetiva apoiar a inclusão social desses trabalhadores e oferecer a eles um ambiente de trabalho mais digno”, ressaltou.

Durante o encontro, o promotor falou aos participantes sobre a importância de formar uma cooperativa. “Vocês têm que superar as dificuldades e se organizar. Não queremos que deixem de realizar suas funções, mas que as façam de forma adequada, que tenham um trabalho decente, digno e que não afete sua saúde”, disse.

Já Aragão Brito, expôs a experiência que adquiriu ao coordenar a CARE, explicando como funciona essa instituição e os benefícios que trouxe para os integrantes dela. Na oportunidade, comentou a respeito da iniciativa da Prefeitura em realizar essa reunião. “É fundamental que o município esteja engajado e busque experiências exitosas como a da CARE, para que dessa forma os erros sejam minimizados”, afirmou.

A secretária da Saúde de Socorro aproveitou a oportunidade para alertar os catadores sobre a presença de crianças durante o trabalho de separação de materiais recicláveis. “É importante que prestem atenção, pois crianças não devem realizar qualquer tipo de trabalho e, sim, estudar. As pessoas que participam do programa Bolsa Família e levam seus filhos para trabalhar podem perder esse benefício”, declarou.

CARE – A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju se encarrega de efetuar a separação do material a ser reciclado e revender a matéria-prima para fábricas em outros Estados. O trabalho desenvolvido pela CARE é de grande importância social, pois integra famílias que faziam da antiga lixeira do bairro Santa Maria, a sua fonte de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário