sexta-feira, 18 de junho de 2010

BELIVALDO CHAGAS É EMPOSSADO COMO NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO.

Foto: Márcio Dantas

Numa concorrida solenidade realizada no auditório do Palácio dos Despachos, o governador Marcelo Déda empossou o vice-governador Belivaldo Chagas como o novo secretário de Estado da Educação, em substituição ao professor José Fernandes de Lima, que passará a atuar no Conselho Nacional de Educação.

Segundo o governador Marcelo Déda, a posse de Belivaldo como secretário de Educação, além de representar um orgulho para a administração estadual, trará ainda mais ganhos para a política estadual de educação. “A nossa política de educação continuará sendo aplicada, e o significado da chegada de Belivaldo Chagas expõe a prioridade que é dada à educação em nosso governo”, destacou Déda.

“Estamos escalando para substituir o brilhante trabalho realizado por três anos e meio pelo professor Lima, alguém que tem experiência administrativa, experiência e trânsito político e, além disso, é o segundo na hierarquia do Poder Executivo no Estado de Sergipe. Belivaldo será um secretário de Educação que não precisará marcar audiência com o governador e tem agenda livre para discutir as questões da pasta na hora em que ele quiser”, enumerou o governador.

Ainda de acordo com Déda, Belivaldo tem as prerrogativas e a visibilidade para mobilizar o povo sergipano em torno dos princípios de uma educação eficiente que ajude o povo sergipano a ascender socialmente. “Consolidando nosso projeto de educação, nossa meta é além de oferecer mais qualidade de vida, tornar o nosso estado cada vez mais competitivo oferecendo novas oportunidades à população”, afirmou o governador.

Reconhecimento

Déda também fez questão de reconhecer e agradecer o trabalho realizado pelo professor José Fernandes de Lima à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Alcançamos resultados históricos na educação pública sergipana durante os três anos e meio da gestão do professor Lima, a exemplo da aprovação recorde de alunos no vestibular, das reformas realizadas nas unidades escolares, a implantação do ensino técnico profissionalizante no estado, além do esforço para implantação de uma política educacional efetivamente democrática voltada à formação de homens e mulheres plenos”, reconheceu o governador.

“Esse é um projeto em andamento, uma obra em aberto, onde avançamos em algumas questões e não conseguimos ter muita velocidade em outras. Sofremos derrotas e temos ainda muito o que fazer,mas temos que reconhecer o papel desempenhado pelo professor Lima nessa pasta extremamente complexa e com uma agenda dificílima que é a educação”, sentenciou o governador, ao agradecer publicamente ao ex-secretário.

Diplomacia

Já o novo secretário, Belivaldo Chagas, iniciou o seu pronunciamento afirmando que pretende ser na Seed o que sempre foi em toda a sua trajetória na vida pública. “Quero ser na Secretaria de Educação o mesmo Belivaldo que sempre fui durante 16 anos como deputado na Assembleia Legislativa, na oposição e contribuindo para a construção desse processo de mudanças que está transformando o nosso estado”, sentenciou Belivaldo, que também fez menção à sua atuação como secretário no governo de Antônio Carlos Valadares e como vice-governador que assumiu por 100 dias o comando do Governo do Estado na atual administração.

“Vou para a secretaria com essa mesma tranquilidade e maneira de ser, mantendo o bom relacionamento que sempre tive com o Sindicato dos Professores (Sintese), com o respeito pelo papel da deputada Ana Lúcia que sempre defendeu a educação na Assembleia Legislativa, dentre outros que sempre tiveram engajamento e compromisso com as questões educacionais. Esta é mais uma missão que eu aceito com tranquilidade”, mencionou Belivaldo.

“Só preciso de duas coisas para o cumprimento efetivo dessa nova missão na administração: o apoio total e absoluto do governador e do Governo do Estado, e o apoio de todos os que fazem a Secretaria de Educação. Eu quero ser o gestor que vai chegar na secretaria e buscar o entendimento com todos, identificando e solucionando os eventuais ‘gargalos’ que atrapalham o andamento de projetos e programas”, afirmou o novo secretário.

Como os pontos a serem abordados de imediato à frente da secretaria, Belivaldo apontou os programas voltados à reestruturação da rede física, que serão intensificados, e ações voltadas à elevação da auto-estima dos professores da rede pública, a exemplo da valorização profissional com o pagamento do piso nacional do Magistério aos professores sergipanos. “Intensificando ações que já vem sendo feitas nessa área, creio que estaremos beneficiando todo o contexto escolar. Estarei de braços e coração abertos para receber todos os segmentos da sociedade, pois diálogo não vai faltar para buscarmos sempre as melhores soluções para a educação sergipana”, concluiu Belivaldo.

Agradecimento

Já o professor José Fernandes de Lima fez questão de agradecer ao governador Marcelo Déda pela oportunidade e apoio durante os três anos e meio em que se dedicou à pasta. “Creio que a missão está cumprida. Temos resultados que mostram que avançamos na educação e procuramos fazer o máximo. Hoje mesmo, por exemplo, teremos a solenidade de formatura da primeira turma do ensino técnico profissionalizante que implantamos e que oferecerá uma nova perspectiva à nossa juventude”, lembrou o professor Lima.

“Tive a oportunidade, como secretário de Educação e como reitor da UFS, de devolver à educação pública tudo o que recebi também como aluno da escola pública. Quero agradecer ao governador por todo o apoio e dizer que fico feliz por ver assumir a secretaria um amigo, pessoa capacitada e extremamente motivada para seguir no caminho da evolução da educação sergipana”, concluiu o ex-secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário