sexta-feira, 18 de junho de 2010

CINCO PESSOAS SÃO PRESAS NA SEGUNDA ETAPA DA "OPERAÇÃO SIRI CATADO" EM SOCORRO.

Foto: Reinaldo Gasparoni

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira, 18, em Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju, a segunda etapa da “Operação Siri Catado”, que visa reduzir a criminalidade no município, com vistas à realização do Forró Siri 2010, tradicional evento junino realizado na praça de eventos do Conjunto João Alves Filho. Desta vez, 10 delegados e 45 agentes e escrivães cumpriram 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 2ª Vara Criminal de Socorro, a partir de investigações realizadas pela 5ª Delegacia Metropolitana.

Ao todo, cinco pessoas foram presas em flagrante, como desdobramento dos mandados de busca. Com quatro dos acusados, foram apreendidos R$ 198 em dinheiro, duas latas contendo maconha e 33 pedras de crack, sendo uma de tamanho grande, duas pequenas e 30 já prontas para consumo. As drogas foram achadas nos Loteamentos Piabeta e Novo Horizonte. O quinto foi detido no Conjunto Albano Franco com um revólver calibre 38 e seis munições intactas. Uma ave silvestre da espécie Carcará foi apreendida na casa de um dos suspeitos, dentro de uma gaiola improvisada. O animal foi encaminhado ao Pelotão Ambiental da Polícia Militar (PPAmb).

Foram presos: Angélica Menezes dos Santos, a "Maga", 21 anos, Luiz Fernando Menezes dos Santos, o "Magro", 22, José Selmo do Bonfim, o "Anselmo", 46, Erinaldo Guilherme dos Santos, idade não apurada, e um quinto suspeito identificado como "Jefferson" - que seria proprietário do carcará. Todos foram autuados por tráfico de drogas, a exceção de Erinaldo, que responderá por porte ilegal de arma.

De acordo com o delegado-adjunto João Eduardo Dantas, a investigação é relativa ao tráfico de drogas na cidade. “Através de denúncias da população, nós conseguimos identificar alguns vendedores de drogas que agem nos conjuntos. Assim que confirmamos as suspeitas, representamos pelas buscas e apreensões destas drogas e conseguimos isso com muita celeridade por parte do Judiciário, que concedeu os mandados assim que nós pedimos”, disse, afirmando que as ordens judiciais foram expedidas em tempo médio de um dia.

Ainda de acordo com o delegado, os acusados de tráfico agiam isoladamente e em locais diferentes, mas recebiam as drogas de um único distribuidor. “Ele era quem repassava estas drogas aos vendedores, que por sua vez, repassavam-nas para os usuários. Vamos continuar as investigações para descobrir quem é este fornecedor e de onde vem esta droga”, afirmou Eduardo.

A “Operação Siri Catado” – cujo nome é uma referência ao “Forró Siri” – teve sua primeira etapa deflagrada no último dia 11, quando agentes da 5ª e da 7ª DM cumpriram sete mandados de prisão preventiva expedidos pelas duas varas criminais da Comarca de Socorro. “O foco desta primeira etapa foi retirar de circulação alguns denunciados por crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos. Esta segunda etapa foi mais voltada para o tráfico de drogas e outras etapas especificas serão deflagradas ao longo do mês”, explica João Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário