terça-feira, 8 de junho de 2010

MARINETE DO FORRÓ COMPLETA 10 ANOS DE SUCESSO.

Foto:  Sílvio Rocha

Quando a Marinete do Forró começa a circular pelas ruas da capital o aracajuano já pode se preparar, pois os festejos juninos vão começar. A tradicional atração, criada através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), e a Viação Progresso, está completando 10 anos de existência.

O aniversário e a trajetória de sucesso da Marinete serão comemorados nesta quarta-feira, 9, quando acontece o primeiro passeio da temporada junina 2010. Antes da partida, marcada para às 14 horas em frente ao Hotel da Costa, na Orla de Atalaia, haverá uma cerimônia especial, com direito a bolo, 'parabéns' e homenagens.


A Marinete é um ônibus tipo jardineira todo ornamentado com motivos juninos, que neste período oferece gratuitamente aos aracajuanos e turistas um passeio especial pelos principais pontos turísticos da cidade, sempre com a animação de um trio pé-de-serra e as explicações de um guia de turismo. A capacidade é de 40 passageiros.

Atualmente, o percurso começa na Orla de Atalaia, passando pelo Mirante da 13 de Julho, Ponte do Imperador, Centro Histórico, Mercados Municipais, Orlinha do Bairro Industrial, Centro de Artesanato Chica Chaves, Colina do Santo Antônio, Centro de Turismo e Galeria Álvaro Santos, retornando, por fim, ao ponto de partida.

Aracaju é uma das únicas cidades do Brasil que oferece um city tour gratuito. O turísmologo Paulo César Oliveira, que trabalha como guia da Marinete há cinco anos, conta que a iniciativa recebe muitos elogios por parte dos turistas. "Muitos deles retornam em outros anos trazendo parentes e amigos", ressalta.

O guia diz ainda que a proposta da Marinete do Forró tem grande importância e sustentabilidade porque movimenta a economia e o cenário cultural, além de divulgar o Forró Caju, maior evento do estado. "As pessoas ficam encantadas com o projeto, principalmente por ser gratuito. A Marinete passa pela porta dos hotéis, sem nenhum custo para os turistas, que desfrutam de um passeio agradável e conhecem aspectos históricos e culturais que revelam a essência de Aracaju", descreve.

História

O ônibus tipo jardineira começou a circular no início de junho de 2001, quando o atual secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, Chico Buchinho, presidia a Funcaju. A Marinete passou a ser um marco do início dos festejos juninos. "Sinto-me gratificado e acredito que foi uma marca que deixamos, um projeto que não morreu. Nesses 10 anos, a Marinete se consolidou e atingiu os objetivos: os turistas podem conhecer a cidade, a divulgação do Forró Caju é reforçada e a tradição do forró continua vida", diz Chico.

Outros presidentes passaram pela Funcaju e todos mantiveram a Marinete do Forró, que passou por algumas mudanças. A mais significativa aconteceu este ano, quando a Marinete circulou também no verão, no período das férias escolares, recepcionando os turistas e iniciando a divulgação dos festejos juninos.

O atual presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, relata que, ao contrário do que aconteceu em outros anos, quando apenas um trio pé-de-serra e um guia trabalhavam no passeio, este ano foi elaborada uma escala, permitindo que mais pessoas trabalhassem e pudessem mostrar seu trabalho.

"A Marinete do Forró é um projeto que mostra como cultura e turismo caminham juntos. A inclusão da Marinete nas atividades de verão foi um grande sucesso e foi gratificante ver as respostas positivas. É necessário manter e aperfeiçoar as propostas das outras administrações que deram certo", destaca.

Para a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, a Marinete do Forró agrega valor à programação do Forró Caju. Segundo ela, é muito importante que o turista possa aproveitar os shows à noite e conhecer a cidade durante o dia. "O percurso da Marinete permite que os visitantes conheçam a cidade em um veículo que permite uma excelente visualização. E tudo isso movimenta a economia, pois há paradas em pontos de comercialização de artesanato e comidas típicas. Os turistas sempre compram alguma lembrança", pontua.

Parceria

A Marinete do Forró é fruto da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju) e a Viação Progresso, que cede o ônibus. "Desde o início, a parceria com a Progresso foi de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção desse projeto", destaca Waldoilson.

O diretor executivo da Progresso, Adierson Monteiro, conta que a empresa sempre teve uma preocupação especial com as questões sociais e culturais. Dessa forma, quando surgiu a proposta da Funcaju, não houve dúvidas quanto ao apoio. "É nossa forma de somar para sempre manter viva a cultura do nosso povo. O forró é um patrimônio nosso que deve ser preservado. A parceria com a prefeitura se consolida cada vez mais e esses dez anos significam que nós acertamos em unir a prefeitura e a Progresso", conclui.

Satisfação

Segundo o sanfoneiro Robertinho dos 8 Baixos, filho dos cantores Gerson Filho e Clemilda, a Marinete do Forró já faz parte de sua história. Desde o surgimento do projeto, o músico leva aos turistas sua alegria contagiante. "É uma iniciativa que movimenta os festejos juninos. Muitas pessoas chegam até a gente para contar o quanto gostaram do passeio e eu aproveito para cantar e dançar com o público", comenta.

Na opinião de Diego Costa, gerente do Hotel da Costa, ponto de partida da Marinete, Aracaju vive um momento muito importante no desenvolvimento do turismo. "Temos que elogiar bastante um projeto de sucesso como esse. A ideia é tão boa que serviu de base para uma iniciativa semelhante do Governo do Estado, que desde o ano passado realiza outro trajeto com um ônibus", comemora.

"O interessante é que até pessoas da cidade e do interior do estado aproveitam para conhecer Aracaju. Os turistas ficam sabendo do city tour através de panfletos ou dos próprios recepcionistas, que divulgam espontaneamente. Só tenho que dar os parabéns e esperar que a Marinete continue circulando por muito tempo", conclui Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário