terça-feira, 8 de junho de 2010

MPF/SE RECOMENDA QUE CAIXA DISPONIBILIZE MODELOS DE CONTRATOS DURANTE FEIRÕES DA CASA PRÓPRIA.

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recomendou à Caixa Econômica Federal que facilite o acesso de clientes à minuta de contrato de financiamento de imóveis, inclusive durante os Feirões da Casa Própria, promovidos pelo banco. Após receber denúncia de clientes, o MPF constatou que os estandes de exibição de empreendimentos financiados pela Caixa não disponibilizam os modelos de contratos de compra e de financiamento.

Desta forma, os consumidores são obrigados a fechar negócio tendo apenas conhecimento do modelo de proposta. O procurador da República Rômulo Almeida, que assina a recomendação, esclarece que em casos como este, em que o comprador não está sendo adequadamente informado, o contrato pode ser, inclusive, anulado. “Tal conduta representa grave afronta aos direitos do consumidor, consagrados constitucionalmente, em especial o direito à informação”, destaca o procurador.

A recomendação pede que a Caixa também exija das construtoras e imobiliárias que ofertam imóveis financiados por aquele banco que disponibilizem aos seus clientes as minutas dos contratos de compra e de financiamento, inclusive durante os Feirões da Casa Própria. A CEF terá prazo de cinco dias para informar ao MPF se acatou a recomendação e comprovar que está cumprindo.

As instituições não são obrigadas a cumprir as ações recomendadas, mas caso não o façam, o MPF deverá tomar as medidas judiciais cabíveis.

Fonte: MPF/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário