quarta-feira, 16 de junho de 2010

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO RECEBE COMISSÃO DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO.

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, na sala de reunião da Secretaria de Estado da Educação (Seed), uma comissão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) presidida pelo diretor geral das Olimpíadas Escolares Brasileiras, Edgar Hubner, acompanhado dos membros do COB Jessé Oliveira e Cristiano d’el Rei. Essa comissão fará uma vistoria em locais esportivos e rede hoteleira de Aracaju, cidade candidata à sede das Olimpíadas Escolares 2012, categoria 12 a 14 anos. Os membros do COB permanecem na capital até esta quinta-feira, 17, quando conhecerão a rede hoteleira e os espaços esportivos da cidade.

Na ocasião, Edgard Hubner apresentou aos representantes das secretarias de Estado do Esporte e Lazer, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Comunicação, Transportes e Infraestrutura, e da Prefeitura Municipal de Aracaju, o projeto Olimpíadas Escolares com todos os requisitos necessários para uma cidade sediar o evento esportivo. “O critério básico observado é o apoio político, seja do governo estadual ou municipal. Levamos em conta também a infraestrutura que a cidade oferece, disponibilizando espaços esportivos adequados e rede hoteleira que absorva às delegações, além de uma boa rede hospitalar”, afirmou o diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Hubner afirmou ainda que a realização de tal evento é importante, pois proporciona ampla visibilidade à cidade-sede na mídia e favorece o desenvolvimento de diversos serviços. “Um evento como esse causa um grande impacto na cidade, pois promove a inclusão social estimulando a prática esportiva na cidade”, acentuou.

Ele disse que o evento promove avanços na economia com o aperfeiçoamento da rede hoteleira, melhora o sistema de comunicação, de saúde e turismo. “A cidade terá ainda visibilidade em âmbito nacional com a criação de um portal contendo informações turísticas, culturais e históricas”, informou Edgar Hubner.

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, reafirmou o interesse do Governo do Estado em sediar as Olimpíadas Escolares. Ele garantiu que o estado atende a todos os requisitos necessários. “Desde 2007 o Governo de Sergipe tem estimulado e investido na prática esportiva nas escolas com a realização dos Jogos da Primavera, os quais servem como seletiva para as Olimpíadas Escolares. Dispomos de ginásios esportivos adequados, temos uma boa rede hoteleira e acredito que Aracaju seja uma forte candidata a sediar esse campeonato”, disse o secretário.

Investimento

Para a realização das Olimpíadas Escolares, o COB faz um investimento médio de R$ 3,5 milhões, garantindo hospedagem e alimentação para todas as delegações. Em contrapartida, a cidade-sede fica responsável pelo transporte interno, atendimento médico e segurança, com um investimento estimado em R$ 700 mil. “É um investimento que dará visibilidade às ações do Governo de Sergipe na educação e infraestrutura do estado, sem falar que o esporte estará em evidência no país com a realização dos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro”, frisou a professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Seed.

Parceria

Tanit Bezerra, diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), garantiu que a prefeitura municipal de Aracaju tem todo o interesse em apoiar o governo estadual para a realização das Olimpíadas Escolares. “O prefeito Edvaldo Nogueira tem demonstrado grande interesse em apoiar a realização das Olimpíadas Escolares em Aracaju. Sediar o campeonato dessa importância dá destaque nacional a nossa cidade e mostra que temos condições de realizar grandes eventos”, afirmou.

Olimpíadas

As Olimpíadas Escolares vão reunir mais de 3 mil atletas de 12 a 14 anos. Entre as modalidades que estarão em disputa estão atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Visita de vistoria

A equipe do COB se reuniu no período da tarde com a Aracaju Conventios Bureau no Hotel Parque dos Coqueiros. Nesta quinta-feira eles farão uma vistoria às instalações das praças esportivas da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário