domingo, 11 de julho de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU SE PREPARA DIANTE DA PREVISÃO DE FORTE CHUVAS.

Foto: Sílvio Rocha

Na tarde da última sexta-feira, 9, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com secretários e gestores de órgãos municipais que integram o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de Aracaju. O objetivo principal da reunião foi deixar em estado de alerta todos os serviços municipais, diante da previsão de fortes chuvas neste final de semana em toda a cidade.

Durante a reunião, discutiu-se a realização de ações preventivas em toda a capital sergipana, no sentido de evitar ou minimizar os possíveis transtornos advindos de um temporal. "É importante prevenir e ficar em alerta, para dar todo o suporte necessário, caso essa previsão se confirme", sinalizou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que a administração municipal tem evoluído bastante na prevenção, com a realização de obras estruturantes, e na pronta-resposta a incidentes que possam ocorrer como consequência de fenômenos naturais. "Isso foi constatado na última ocorrência de fortes chuvas em Aracaju, quando conseguimos atender a população de forma eficaz", afirmou.

Ações

Lembrando o episódio recente, ocorrido no mês de abril, quando fortes chuvas acometeram a cidade, Edvaldo lembrou que os órgãos municipais conseguiram atender satisfatoriamente a população afetada. "Tudo o que foi feito serviu como experiência para amadurecermos ainda mais nosso sistema de prevenção e atendimento. É por isso que precisamos estar de prontidão para qualquer eventualidade, principalmente na retirada de pessoas das áreas de risco", destacou Edvaldo.

O prefeito orientou que a Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) reforce os trabalhos no condomínio Costa do Sol, com a finalidade de evitar novos problemas no local. Também solicitou que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) providencie galpões para abrigar a população, em caso de necessidade. A orientação é que não sejam utilizados os espaços das escolas, para que o ano letivo não seja comprometido.

Recomendações

A principal recomendação do prefeito Edvaldo Nogueira é de que as equipes de órgãos como Defesa Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vigilância Sanitária, Semasc, Emurb, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estejam sempre a postos, inclusive com equipes ampliadas, se necessário.

Além dos galpões para receber possíveis desabrigados, já estão sendo providenciadas máquinas para fazer a remoção de árvores ou de materiais em geral (para desobstruir vias ou imóveis), além de geradores de energia e rádios. Os secretários municipais garantiram ainda o acompanhamento de pontos críticos em toda a cidade, sujeitos a alagamento ou desmoronamento, por exemplo, e a comunicação entre os membros da equipe e a população.

Contenção de encostas

De acordo com Edvaldo, sete obras que serão realizadas em encostas da cidade já foram empenhadas pelo Ministério da Integração Nacional, ou seja, já possui recursos assegurados. Os trabalhos serão realizados na encosta da Rua M, no Palame, bairro Soledade; encosta da Rua Maria do Carmo e adjacências; encosta da Rua Santa Terezinha; encosta da Maternidade N. Sra. de Lourdes; encosta da Rua Cel. Pacheco; Encosta da Tv. São João; e Encosta do Cond. Vale do Sol.

A documentação técnica que será encaminhada para análise do Ministério da Integração já está em curso. Após a análise e aprovação por parte do órgão, será feita a licitação e terão início as sete obras, que juntas somam um investimento de mais de R$ 5,6 milhões do Governo Federal e da PMA.

Além do prefeito Edvaldo Nogueira, estiveram reunidos o engenheiro Nicanor Moura, coordenador municipal da Defesa Civil; os secretários municipais da Saúde (SMS), Antônio Samarone, de Governo (Segov), Karla Trindade, de Gabinete, Bosco Rolemberg, de Comunicação Social (Secom), Marcos Cardoso, e a secretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Edivaneide Paes; os presidentes da Emsurb, Lucimara Passos, e da Emurb, Paulo Costa; o diretor da Guarda Municipal, Edênisson da Paixão, da SMTT, Osvaldo Nascimento, do Samu Aracaju, Waneska Barbosa, e da Vigilância Sanitária, Ana Angélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário