terça-feira, 6 de julho de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU DISPONIBILIZA SERVIÇO DE CAPTURA E REABILITAÇÃO DE ANIMAIS.

Foto: Sílvio Rocha

Preocupada em recuperar a saúde de animais que transitam pela cidade e resguardar a segurança da população, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém um serviço 24 horas de captura e reabilitação de cavalos. Com uma equipe de 23 funcionários, comandados por dois veterinários, o sistema funciona com a ajuda de dois caminhões que atendem a zona norte e sul da cidade, capturando uma média de 150 animais por mês. Os cavalos são levados a um curral apropriado, onde são tratados até que sejam recuperados pelos seus donos.

De acordo com o gerente de espaços públicos da Emsurb, Antônio Pereira, os pontos de maior incidência de animais soltos são os bairros Coqueiral, Lamarão, Soledade, Industrial, Mosqueiro e Coroa do Meio. "Os caminhões circulam por toda a cidade, mas definimos alguns locais onde o número de animais soltos é maior. Reforço também que as pessoas podem denunciar quando virem algum animal solto na rua, sofrendo maus tratos, ou com sintomas de intoxicação", explica.

Segundo o supervisor do curral da Emurb, Paulo Gomes, ao chegar no curral, os animais capturados passam por uma avaliação médica e recebem alimentação. "Muitos animais chegam aqui com sintomas de intoxicação, principalmente, por terem ingerido veneno de rato. Aqui, eles são alimentados com farelo, tomam banho e são medicados", comenta o supervisor.

Recuperação

Os donos que tiverem seus animais apreendidos, devem se dirigir até o curral da Emsurb, localizado no bairro 18 do Forte, atrás do 28o Batalhão de Caçadores, munidos de Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Para retirar o animal do curral, o proprietário também deve pagar uma taxa de R$ 29,73.

Quando o proprietário não se manifesta no prazo de 15 dias, os cavalos são doados para agricultores de projetos sociais residentes no interior do estado. Para denunciar casos maus tratos ou abandono de animais na zona sul, o cidadão deve ligar para 8802-2200. Já os casos ocorridos na zona norte podem ser comunicados à equipe da Emsurb através do telefone 8802-1200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário