sexta-feira, 9 de julho de 2010

PROJETO ACOLHER MUDA A VIDA DE MORADORES DE RUA EM ARACAJU.

Todos os dias, dezenas de pessoas são vistas nas ruas em situação de abandono. Em muitos casos, esses indivíduos optam por viver nas ruas contando com a compaixão alheia. Tendo em vista as condições de vida dessas pessoas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), criou o Projeto Acolher.

A ideia é convencer adultos, idosos e crianças que vivem de esmolas a sair das ruas e retornar a seus lares, além de encaminhá-los aos programas sociais da prefeitura. Há ainda a possibilidade de atendimento na central de acolhimento do projeto, local onde os moradores de rua ficam temporariamente.

De acordo com a coordenadora do Projeto Acolher, Josefa Laurentino,todos os dias sua equipe de profissionais atende pessoas que vivem de mendicância. "O que tem chegado mais até nós são crianças, que muitas vezes são exploradas pelos próprios pais. Há casos adultos e, principalmente, idosos com residência fixa e família, mas que preferem passar a maior parte do tempo nas ruas pedindo esmola. Alguns até têm aposentadoria", afirma a psicóloga.

Segundo Josefa Laurentino, a situação se deve muito à contribuição de boa parcela da sociedade, que dá esmolas e sustenta toda centenas de pessoas. "É preciso entender que dar esmola não é a melhor opção. Essas pessoas precisam de apoio, mas de outro tipo. Precisam ser inseridas na sociedade", defende.

Encaminhamento

Os casos envolvendo crianças que chegam ao Projeto Acolher são encaminhados pelos Conselhos Tutelares espalhados por cinco distritos da capital. Os outros são enviados por delegacias ou chegam de forma espontânea, depois da ação da equipe que atua nas ruas de Aracaju.

Fazem parte da equipe quatro educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, que estão 24 horas à disposição da sociedade. Quando não estão atuando nas ruas, a equipe fica na Central de Atendimento, localizada na rua Wendell Quaranta, 1344, bairro Suíssa. Para entrar em contato com o Projeto Acolher é só ligar para 3179-1369.

Nenhum comentário:

Postar um comentário