sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TEMPORÃO NÃO DESCARTA CIRCULAÇÃO DO VIRUS DA DENGUE TIPO 4 NO BRASIL.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, não descartou hoje (13) a ampliação da circulação do vírus da dengue tipo 4 no próximo verão. Depois da confirmação de três casos da doença, ontem (12) em Roraima, o ministro disse que “é preciso estar preparado” para qualquer possibilidade.

“A probabilidade de que o vírus possa circular não é 100% segura. O vírus pode ter um comportamento inesperado e não se expandir com a velocidade com a qual poderia se supor, mas ele pode, sim, circular pelo território nacional. Existem vários voos diretos de Roraima para São Paulo e outros estados. O que nós temos que fazer é nos preparar para, no próximo verão, termos uma redução drástica da presença do vetor.”

Temporão alerta que o brasileiro não tem imunidade à doença, que há 28 anos não era identificada no país e deve ter vindo da Venezuela. Segundo ele, como não é possível impedir a circulação de pessoas nas fronteiras, o trabalho será de combate ao mosquito transmissor da doença.

"A solução, já que não há uma vacina, é trabalhar duro para reduzir a presença do vetor no país". O ministro informou que foi enviado alerta às secretarias estaduais e municipais de Saúde e que existe um esforço concentrado para impedir a circulação do vírus em Roraima.

"Temos que estar preparados para tudo. Para qualquer possibilidade", acrescentou em entrevista à imprensa, após evento na Fundação Oswaldo Cruz. "A dengue só existe quando a prevalência do vetor é média ou alta. Quando é baixa, a probabilidade de surto é pequena", completou.

Os sintomas do vírus da dengue tipo 4 são os mesmos das outras formas da doença, como dor de cabeça, no corpo, nas articulações, diarreia, vômito e febre.

Fonte: Agência Brasil (Isabela Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário