terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEMANA DO IDOSO VAI VALORIZAR A TERCEIRA IDADE.

Na Semana Nacional do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar diversas ações do projeto ‘É preciso saber viver saudável', criado para dar visibilidade às atividades rotineiras dirigidas à população com mais de 60 anos que utiliza os serviços públicos de saúde. O Dia do Idoso é comemorado em todo o país no dia 1º de outubro.

Em Aracaju, a programação alusiva à data acontece até o dia 6 de outubro nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e fora delas. No dia 6, um grande encontro dos Grupos de Convivência de Idosos encerrará a semana comemorativa. O evento será realizado no Hotel Parque dos Coqueiros. Estão programadas mesas redondas, atividades culturais e de lazer.

Durante a semana, as 43 USFs de Aracaju estarão intensificando as abordagens de prevenção a doenças, proteção contra discriminação e contra maus tratos à pessoa idosa. As ações são direcionadas aos usuários e aos familiares de pessoas da terceira idade. Além das ações promovidas dentro das USFs, a SMS vai promover atividades externas, a exemplo de abordagens educativas e orientação acerca dos direitos do idoso ao lazer e à cultura.

Proposta

O projeto ‘É preciso saber viver saudável'' tem como objetivo dar uma outra conformação ao trabalho com idosos, aprofundando os laços de compromisso e co-responsabilidade entre trabalhadores da saúde, usuários e comunidade em geral. "Realizaremos ações educativas centradas na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Vamos intensificar as informações em saúde para disseminarmos a adoção de hábitos saudáveis, capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde física e mental dos idosos", detalha o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone.

A coordenadora do Serviço de Assistência Social da SMS, Auxiliadora Rosa, acredita que a semana vai integrar e animar idosos atendidos nas unidades básicas de saúde. "Teremos um leque de atividades de cunho educativo, contribuindo para melhorar o bem-estar dos participantes dos grupos, ampliar sua criatividade e aprimorar os relacionamentos, compartilhando responsabilidades acerca da promoção da saúde", diz Auxiliadora Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário