quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MINISTRO DA SAÚDE APRESENTA PLANO NACIONAL CONTRA A DENGUE.

Foto:  André Moreira

Na manhã desta quarta-feira, 17, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou em Aracaju a nova campanha nacional de combate à dengue. Foram apresentadas para prefeitos, secretários de Saúde e gestores municipais e estaduais das áreas de Infraestrutura, Educação, Meio-Ambiente e Defesa Civil as ações que serão implementadas até outubro de 2011 em todo o país. Durante o encontro, realizado no auditório do Hotel Mercure, Edvaldo Nogueira entregou ao ministro um relatório completo sobre a situação da dengue na capital sergipana.

Ainda nesta quarta, o ministro Temporão apresentará o plano no Ceará e no Piauí. Além desses dois e de Sergipe, outros sete estados conhecerão detalhadamente a nova campanha por integrarem a lista das 10 localidades com risco de surto. São eles: Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

Apesar de constarem nessa lista, Sergipe e Aracaju apresentaram um avanço considerável no controle da doença. Em 2008 foram contabilizadas em todo o estado 10.455 pessoas com a doença. Em 2009, esse número baixou para 312 e este ano, até setembro, foram registrados apenas 137 casos da doença. Levando em conta essa evolução, José Gomes Temporão classificou o plano de contigência estadual como o melhor do país.

Para Edvaldo Nogueira, a mobilização contra a dengue representa um desafio cíclico, que requer esforços de todas as esferas da sociedade. Segundo ele, com a proximidade do verão, tanto o ministério quanto as secretarias municipais e estaduais devem intensificar o controle de criadouros da larva do mosquito transmissor. "Temos uma grande tarefa em relação à dengue e este momento exige de nós, homens públicos, muita coragem e determinação", afirmou o prefeito.

Investimentos

Em sua fala, Edvaldo ressaltou que mesmo com a diminuição de recursos para a saúde repassados à Prefeitura de Aracaju, são investidos anualmente 20% da receita líquida municipal nessa área, o que corresponde a aproximadamente R$ 85 milhões. "Esse valor é mais do que o obrigatório por lei, que é de 15%. E nesses 20% não estamos contabilizando obras", concluiu.

O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, disse que as ações que já vinham sendo realizadas em Aracaju serão mantidas. "Temos na capital uma força-tarefa que envolve Emsurb, Emurb, secretarias de Educação, de Assistência Social e outros órgãos. Apesar do índice de alerta, temos buscado e alcançado o controle da doença", informou Silvio.

Os reflexos dos investimentos em Sergipe e na capital são avaliados positivamente pelo Ministério da Saúde. "Sergipe é um estado exemplo para o resto do Brasil em prevenção e controle", reforçou o ministro da Saúde. Ainda assim, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, afirmou que é necessário continuar o trabalho com afinco para evitar possíveis surtos.

Campanha 2011

A partir deste mês, panfletos e comerciais de televisão passarão a incentivar a população de todo o país a tampar reservatórios de água, adequar o descarte de resíduos e tirar dúvidas com as prefeituras. O Nordeste é a região onde mais se concentram criadouros da larva, com incidência de 72%. Segundo os dados apresentados pelo ministro, a maioria dos criadouros em Sergipe advém de problemas de abastecimento de água. Por isso, ao armazenar água, as pessoas devem se precaver tampando tonéis e demais recipientes.

Nessa campanha, o objetivo principal do Ministério da Saúde é desenvolver um novo diálogo com a sociedade. Para essa ação conjunta, a União investirá R$ 1,08 bilhão, valor que será repassado fundo a fundo para estados e municípios. De acordo com pesquisa realizada pelo órgão, 96% da população sabe o que é a dengue e como combatê-la, mas a maioria das pessoas não previne efetivamente as irregularidades em seus domicílios.

Risco Dengue

Com intuito de estimular essa mobilização, o mote da campanha é ‘Dengue: se você agir, podemos evitar'. Além do novo mote, também foi apresentada hoje a nova ferramenta que ajudará no controle da doença: o Risco Dengue. Lançado em setembro pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais (Conass) e pelo Conselho Municipal (Conasems), o índice Risco Dengue combina cinco critérios para avaliar o risco nos estados.

Para calcular esse índice, as equipes devem considerar a incidência de casos nos anos anteriores; os índices de manifestação do mosquito transmissor (locais onde se proliferam); tipos de vírus da dengue em circulação; densidade populacional e cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo.

Tipo 4

No Brasil circulam atualmente os soropositivos DENV de um a quatro, sendo que a incidência desse último foi detectada pela primeira vez em agosto deste ano em Roraima, vinda da Venezuela. Algumas ações foram realizadas e, por isso, ele não se proliferou pelo resto do país. O ministro afirmou que essa ação de contenção foi de extrema importância, já que a população brasileira não tem imunidade a esse vírus.

Em Sergipe há ocorrência dos três primeiros soropositivos, com predominância do DENV-2. De acordo com análise feita por meio do indicador de infestação do Aedes aegypti e pela classificação de risco para uma epidemia, Sergipe tem 27 municípios com baixo risco, 38 com médio e 10 com alto risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário