sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CURSO DE MEDICINA É APROVADO PARA O CAMPUS DA UFS DE LAGARTO.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) autorizou o funcionamento do curso de Medicina do campus de Lagarto. A decisão foi tomada em reunião ocorrida nessa quinta-feira, 8 de dezembro, em Brasília. Segundo o coordenador do campus, Luiz Marcos, a coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH), Maria Helena Machado, elogiou o projeto da UFS por conta de, dentre outros fatores, “unir o Estado, o município e a UFS em favor de uma saúde entendida como integral”.

Já o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, comemora a autorização do curso. “Foi uma vitória para o município de Lagarto, graças ao emprenho da atual da administração municipal e do Governo do Estado. Acompanhamos todas as etapas e lutamos juntos para instalação do campus e depois para a autorização do curso de medicina em Lagarto. Em outubro, nós recebemos conselheiros municipal, estadual e federal, de saúde que constataram que o município possui infra-estrutura física na área médica”, disse o prefeito.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho. Dentre suas competências, está a articulação com o Ministério da Educação quanto à criação de cursos de ensino superior na área da saúde, no que concerne à caracterização das necessidades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário